- Início
- LaNçAmEnToS ♫ 16/06/11
- Proibidao Do Comando Vermelho♫
- LaNçAmEnToS ♫ 20/05/11
- (Página sem titulo)
- ♫ PoRRaDãO dE sOm♫
- ♫ PoRRaDãO dE sOm♫
- ♫ PoRRaDãO dE sOm♫
- ♫ PoRRaDãO dE sOm♫
- ♫ PoRRaDãO dE sOm♫
- Cds para baixar!
- Cds 2011!
- Revistas !
- Trancando Pastas com senha
- Games PC
- Aplicativos!
- Filmes !
- Bandeiras !
- Historia das Torcidas Do RJ
- Entrevistas com M.T.O.R.J
- Depo q nao deveria ser aceito!
- Novas De Funk 1
- Novas De Funk 2
- Novas De Funk 3
- Mural de Recados
- Contactos
Entrevistas com M.T.O.R.J
Entrevistas com Membros das Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro
Dica : Use contra+f , Para achar a entrevista de sua torcida organizada.
__________________________________________________________________________________________________________________
Entrevista Assessor de Imprensa FJV
TORJ - Qual é a sua Torcida Organizada ?
Eddie (Assessor de Imprensa FJV) - Eu faço parte há 21 anos do Grêmio Recreativo Torcida Organizada Força Jovem do Vasco - a maior família do mundo
TORJ - Voce pertence a qual divisão ( bairro ) feita por ela ?
Eddie (Assessor de Imprensa FJV) - 7º Família, Niterói.
TORJ - Quanto Tempo voce frequenta o dia-a-dia da sua torcida organizada?
Eddie (Assessor de Imprensa FJV) - Eu ocupo o cargo de assessor de imprensa da força jovem do vasco da gama a dois anos e puxo a bateria da torcida juntamente com o Sirley, que é o responsável pelo ritmo da mesma.Eu fui ao maracanã com 06 anos e idade e assiti ao primeiro Vascox flamengo, aonde o então técnico Antônio Lopes barrou 5 jogadores e o Vasco foi campeão com o placar de 1x0 em cima de um flamengo campeão carioca, brasileiro, da libertadores e mundial. Mas frequento mesmo desde 87 quando passei a ir sozinho, e virei componente assiduo, era uma epóca boa, aonde o Vasco tinha alguns títulos e o mundo da organizada era mesmo no dia do jogo e nas reuniões somente.
TORJ - Qual é a sua rotina no dia de jogo comum ? e em dia de clássico ?
Eddie (Assessor de Imprensa FJV) - Sempre chego cedo em São januário, quando o jogo é cedo 16:00, meio dia ja estou lá, pois amo ajudar a abrir a sala da torcida, colocar as faixas no campo, colocar as bandeiras para fora, ajudar a arrumar a bateria, a vender o material, e a puxar músicas no esquenta da melhor bateria do brasil , depois vou para a arquibancada com a rapaziada que é mesmo uma família, pois ali tenho enormes amizades que nasceram de um gol e que virou anos de convivência sempre em dia de jogos. Um exemplo nisso foi a semi-final da copa do brasil vasco x sport. Mas valeu pelo esforço do time e dos componentes tmb
No maraca chegamos cedo tmb pois temos que ir antes em são janu pegar os materiais para organizar a festa única e inegualável que só a FORÇA JOVEM DO VASCO no mundo faz.
TORJ - Qual a sua opinião em relação a segurança dos estádios cariocas?
Eddie (Assesor de Imprensa FJV) - Melhorou muito, graças principalmente ao Pan do rio de janeiro e o sistema de monitoramento implantado por toda cidade, pois torcida de futebol é para torcer e não para brigar porque o outro cidadão veste camisa diferente. Aproveito a oportunidade e ratifico aqui que a FJV É totalmente contra a violência.
TORJ - Está satisfeito com a ideologia atual que a diretoria da sua torcida passa ?
Eddie (Assesor de Imprensa FJV) - Pergunta complicada, mas vamos lá tentarei responder da melhor forma possível a sua indagação. A FJV tem uma filosofia:" Vasco por amor e força Jovem por ideal", somos uma família aonde todos os componentes tem a sua importância para a torcida, seja o que está chegando agora e entrando para torcida hoje ou aquele igual a mim que já sou "rato" de estádio. a Força Jovem não atravessa um período bom, mas com o auxillio do GEPE, nós
marcamos recentemente as eleições na FJV para novembro deste ano e com certeza absoluta a paz estará instalada e restaurada na nossa torcida e voltaremos em pouco tempo a ocupar o nosso lugar no topo do mundo das organizadas do rj e do brasil sendo referência para as demais como sempre foi e sempre será desde que fomos fundados em 19/02/70.
Alguns dados da reunião:
- Haverá um presidente interino, já no comando, até a realização da eleição;
- A eleição será realizada em 120 dias contados a partir de 21/07/08;
- Deverá ser feito um cadastro exclusivo para a realização da eleição. Só poderá votar quem tiver o efetuado o cadastro.
TORJ - Como anda a estrutura da torcida, atualmente ?
Eddie (Assessor de Imprensa FJV) - A FJV possui um patrimônio invejável, com 5 bandeirões sendo 2 da FJV do rj, 01 de manaus, 01 de espirito santo e 01 de são paulo. Mais de 100 instrumentos musicais, 75 bandeiras oficiais mais de 100 páginas dedicadas a torcida e as famílias na internet. A Força Jovem possui mais de 70 mil componentes espalhados pelo rj, brasil e pelo mundo dividios em 57 famílias, por isso não é exagero afirmar que para nós sempre será assim: O Vasco por amor e força jovem por ideal!
TORJ - Considerações finais:
Eddie (Assessor de Imprensa FJV) - Vamos ao estádio em paz, curtir os jogos e torcer sempre sem violência, pois quando a força jovem canta a galera toda se levanta e só da vasco!
Amigo eu sou vascaíno, eu sou bacalhau e o sentimento não pode parar nunca.
"Nada mais brasileiro que ser vascaíno e nada mais vascaíno ,que ser FORÇA JOVEM.
TORJ - Muito Obrigado Eddie!!!!
Eddie (Assessor de Imprensa FJV) - De nada.
Entrevista Diretor Fúria Jovem Botafogo
TORJ - Há quantos anos você está na Furia Jovem do Botafogo?
Noy (Fundado e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-Desde a Fundação,sou um dos fundadores e me sinto orgulhoso disso 21/06/2001.
TORJ - Explique o começo de sua história dentro da FJB até hoje:
Noy (Fundado e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-Na verdade estou com 16 anos de torcida organizada e vivo ativamente estes ares sendo que tem época que a gente se afasta um pouco.Eu Participava de uma instituição que todos conhecem e la fiz grandes amigos e irmãos.Estava totalmente decepcionado com aquela antiga instituição e geral do meu convívio também e começamos a so ir jogos contra nosso maior rival ..Sendo que fui chamado para Fundar outra torcida e no dia em que me chamaram fiquei meio em duvida .Era uma historia que estava em jogo 32 anos se não me engano de Muita gloria na Pista mais como torcida e estrutura um fracasso, e isso me incomodava Bastante....Resolvi arriscar e na primeira reunião tava os “Formadores de opinião” foi ali que vi que tudo daria certo .Não foram todos para a FJB de cara mais sim as pessoas certas.Vocês acham que alguém quer ficar do lado de uma pessoa que não tem expressão nenhuma na sua organizada..Fomos com a cara e coragem e foi até mais fácil do que (parte imcompleta) No primeiro Ano Fui Presidente do Conselho Da Fúria Jovem Do Botafogo e logo depois me afastei por falta de tempo e entreguei o cargo.Na atual Gestão Sou Diretor do Canis.. começando a fazer um trabalho em prol de nossa Torcida.
TORJ - Qual seu jogo mais importante junto a FJB?
Noy (Fundado e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-Putzzzzzzzz..O jogo que oficializou a nosso Retorno para a Primeira divisão.
TORJ - Como é a relação entre a diretoria do Botafogo e a FJB atualmente?
Noy (Fundador e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-Não existe relação com o Sr Bebeto de Freitas um excelente administrador Mais para comandar seu Torcedores ele e falho...Ele já foi presidente de outro clube de futebol e la fez a mesma coisa.Como ele já disse organizada para ele só tem bandido então nem merece minha moral aqui.Mais tem pessoas no clube que gostam da gente.Mais falta pouco,exatamente 6 messes para ele ir para outro clube.
TORJ - Como todos sabem a FJB é dissidente da TJB,gostaria que você explicasse os reais motivos que alguns membros da TJB vieram a fundar a Furia Jovem do Botafogo?
Noy (Fundador e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-Na verdade um desgosto geral.Soberania acho que o Presidente e Seu vice não souberam fazer a “panela” até para fazer panela tem que saber.Hoje vejo vários integrantes de organizadas amigas e rivais falando mal de sua Diretoria.Isso é normal por que Jesus não agradou todo mundo imagina se um presidente de Organizada agradaria..Mais os comandantes tem que saber ajudar a tudo e todos se a casa cai...Na verdade Eles ganhavam ingressos e cobravam caro .Tinham emprego no clube de carteira assinada.Tomamos uma goleada do Vasco de 7x0 e nem no clube eles queriam que nos fossemos.Quando invadimos o campo eles foram chamados no clube para tomar esporro acho que fica difícil você falar mal do seu patrão né...Fora os boatos irriquecimento e outras coisas Mais.Falar no clube que ia ter viajem com 6 bondes e nem ter viagem outras coisas que acabamos sabendo com o tempo.
TORJ - Na sua opinião,existiu alguma pessoa ou alguma diretoria que foi a responsável pela saída de vocês da TJB?
Noy (Fundador e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-Lógico..A todos os presidentes de organizadas aprendam uma coisa .”Nunca abandone seus componentes” não pense que você é Maior que a Entidade você é a penas um instrumento.O maior responsável foi a “Diretoria daquela Época”..Não existe 80% de cara sair de uma torcida e ir para outra ...alguma coisa estava errada sem duvida...e Agora temos 95% do nosso lado.falta pouco..(risos)
TORJ - A Fúria Jovem recebeu algum apoio de outra torcida pra ser fundada?
Noy (Fundador e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-Todo mundo fala que recebemos dinheiro de uma aliada..”GDF” Para esclarecer recebemos o apoio Moral e o Estatuto para termos uma noção ..Primeiro ninguém arrisca dindin aonde nem sabe se daria certo....
Não posso deixar de falar recebemos apoio financeiro sim de Botafoguense que eram fundadores da TJB e resolveram nos ajudar esses sim merecem todo crédito.
TORJ - Quais as Torcidas aliadas da FJB?
Noy (Fundador e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-Prefirio falar das que não são aliadas.Todas do Fla,todas do Flu,todas do santos,Independente,Mancha verde,Máfia Azul,camisa 12,leões da Tuf,fanáticos,Fúria do Paraná,Jovem do Sport etc.
TORJ - Você considera a FJV e a IJV aliadas da Fúria Jovem?
Noy (Fundador e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-A pergunta que não quer calar.São aliadas sim quem nega é hipócrita sendo que temos mais afinidade com IJV.Mais temos respeito pela FJV espero que esse bafafá um dia acabe e possamos caminhar juntos em prol de nossas torcidas.
TORJ - Atualmente como é formado o patrimônio (bandeirão,kombi,bandeiras,sede etc) da FJB?
Noy (Fundador e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-Temos uma sede,4 bandeirões,100 bandeiras e estamos para inaugura daqui a 45 dias o nosso galpão com centro de lutas e área de lazer,maquinas de jogar papel e etc.
TORJ - E quantos associados a FJB tem espalhados pelo Brasil?
Noy (Fundador e Diretor Fúria Jovem Botafogo)-15.000 cadastrados mais uma galera que não gosta de carterinha..”problemáticos”mais acho que temos mais 30.000 no Brasil.
TORJ - Muito se comenta que no início da FJB foram contratados lutadores de artes marciais para fazer parte da torcida.Gostaria de saber,esse boato é verdade ou falso?
Noy (Fundador e Diretor Fúria Jovem Botafogo)-A FJB pode ser contestada e até invejada mais ninguém pode negar que fomos o Maior fenômeno dentro das organizadas,Muitas torcidas no Brasil tentam fazer o mesmo só que nosso caso foi uma exceção e queríamos fazer uma marca forte trouxemos todos os botafoguenses que eram lutadores para o nosso lado .O povo gosta de Mídia e usamos ela a nosso favor .Como todas as torcidas tem lutadores.Imagina se o “TJF” e “FJV”investisse em lutadores de sua torcida ???
TORJ - Existiam muitos ex-integrantes de torcidas rivais na FJB ou a torcida era composta apenas por botafoguenses?
Noy (Fundador e Diretor Fúria Jovem Botafogo)-Se eu falar para você que todos são botafoguense estaria mentindo. Torcida Organizada é confiança e somos uma família Hoje.A maioria é BOTAFOGUENSE 98% e esses 2% viraram...(risos) .Toda torcida tem esse problema as vezes aparece um que foi de uma outra ...Só que la não é bagunça mais tem pessoas que vieram para somar e tem pessoas que confio muito.
TORJ - A FJB se preocupa em realizar ações beneficentes (doação de agasalhos,comida,sangue etc).E quando foi a última ação realizada?
Noy (Fundador e Diretor Fúria Jovem Botafogo)-Eu gosto de falar das coisas que sei a fundo mais temos o “baloeiro e Leandro são pessoas dedicadas a essas atividades.Mais sei que no fim do ano passado teve doação numa creche.
TORJ - Considerações finais.Você gostaria mandar um recado para os integrantes da FJB ou para os botafoguenses em geral?
Noy (Fundador e Diretor de canis Fúria Jovem Botafogo)-Sempre vou falar estamos apenas 7 anos no mercado e somos considerada entre as amigas e odiadas pelas Rivais..Isso traduz todo o nosso trabalho ..Viemos para mudar muita coisa e mostra que somos uma torcida de ponta que sabemos fazer festa, e na pista botamos a cara..Guerra é assim um dia ganhamos e outro perdemos vivemos de títulos mesmo que nosso time não corresponda fazemos nosso trabalho na pista daquele jeito...A todos torcedores botafoguense acreditem nosso trabalho pois só esta no inicio somos o Bebê das organizadas ,mais com disposição e atitude para fazer acontecer
Aos outros torcedores antes de criticarem sua diretoria tente ajudar e se não der faça o que é melhor para sua Instituição
Aos criadores dessa comunidade ..Sempre que posso acompanho os tópicos apesar das viagens acho 10 o trabalho de vocês iniciativa show...Mais quero que avaliem melhor na hora de excluir ou expulsar..
Um abraço a todos muita paz e muita Fé
Ética,Respeito e Atitude...
Noy Diretor de Canis FJB
Entrevista Vice-Presidente de Bateria TDC
TORJ - Qual seu nome?
Igor Marinho (Vice presidente de Bateria TDC) - Igor Marinho Pereira.
TORJ - Qual a sua torcida?e seu time?
Igor Marinho (Vice presidente de Bateria TDC) - Meu time é o Duque De Caxias F.C.,minha torcida é a Dragões de Caxias.
TORJ - Como surgiu o seu amor pelo Caxias?
Igor Marinho (Vice presidente de Bateria TDC) - Em 2006 num jogo contra o goitacáz foi meu primeiro jogo e apartir daquele dia num perco quase nenhum jogo do clube e posso dizer que amo o Caxias.
TORJ - Como surgiu o seu amor pela Torcida Dragoes de Caxias?
Igor Marinho (Vice presidente de Bateria TDC) - Nesse primeiro jogo que fui. Vi a Dragões em peso e no final do jogo demos bola na torcida do goitacáz quebramos vidros do ônibus dele apartir dai me interessei na dragões de Caxias.
TORJ - Como surgiu a idéia de voce ser vice-diretor da bateria?
Igor Marinho (Vice presidente de Bateria TDC) - A torcida passou a pouco tempo por uma reformulação porquq alguns membros sairam dela,e com isso mudou também alguns diretores e o presidente da torcida me convidou pra ser diretor e eu aceitei.
TORJ - Voces tem uniao com que torcidas?
Igor Marinho (Vice presidente de Bateria TDC) - Super Bangu,Garra do Americano e TJO.
TORJ - Como você v a sua torcida em comparação a outras maiores como a FJV,FJB,TJF,TYF...voce acha que voces devem em termos de organização material pra essas torcidas?
Igor Marinho (Vice presidente de Bateria TDC) - Como nossa torcida é pequena agente tem dificuldades em fazer viagens longas,e bons materias.
TORJ - Em questão de pista vocês procurão não ter k.o com T.O. maiores ou pra vocês não tem essa???Ou vocês são da paz?
Igor Marinho (Vice presidente de Bateria TDC) - Não somos de paz não temos alguns kaos com torcidas pequenas mais com as grandes não da pq todos nossos membros são de torcidas organizadas grandes.
TORJ - Muito Obrigado pela entrevista Igor!!!
Igor Marinho (Vice presidente de Bateria TDC) - De nada.
Entrevista Conselheiro Torcida Jovem Botafogo
TORJ - A quantos anos você está na TJB?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-20 anos de T.J.B.
TORJ - Como você entrou na TJB,e como começa a sua história na torcida?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Entrei na torcida quando meu irmão Robson que era da F.J.V, chegou em casa
todo machucado, dizendo que estava dormindo no maracanã vestido com a camisa da F.J.V e
foi agredido por componentes da torcida raça rubro negra, resolvi então correr atrás do prejuízo
que ele tomou; na época eu já ia aos jogos do Botafogo, mas devido as agressões sofridas por ele, passei a ir a jogos do Vasco também. Nesta época as torcidas do flamengo e do fluminense eram unidas, ou seja, uma freqüentava os jogos da outra, assim como as do Botafogo e Vasco.
Ate que no jogo entre Botafogo e fluminense, mais exatamente no intervalo, os portões eram abertos e com isso os torcedores das organizadas do flamengo se juntavam com as do fluminense. Através desta informação dada pelo meu irmão, fiquei aguardando a subida pela rampa do beline dos membros das organizadas do flamengo,Depois da briga, integrantes da T.J.B vieram a mim, me convidando a fazer parte da T.J.B.
Inicialmente recusei ao convite, pois passei para eles que na minha opinião a maioria das pessoas, faziam parte das organizadas só eram valentes no meio da torcida, fora dali no dia a dia, não teriam disposição em enfrentar alguém mano a mano, e eu penso e respeito aqueles que são o que são em galera ou sozinho, pois quem me conhece sabe que sou assim.
mas após minha opinião, o falecido cabeça tirou sua camisa e me deu, ficou conversando comigo e me passou que na T.J.B era diferente, que por me verem brigando sozinho, viram que eu me encaixava no perfil que a T.J.B queria para seus componentes, ele me pediu para ficar um tempo freqüentando a T.J.B, e ai constatar que a maioria dos componentes eram homens, ou seja, se garantiam tanto com galera quanto sozinhos. Foi ai que entrei para a T.J.B em definitivo.
Um ano depois, a liderança da T.J.B foi ate a minha casa pedindo para que eu assumisse a presidência da torcida.
TORJ - Na sua opinião,qual foi o melhor momento da TJB.Qual diretoria?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Nos anos 90 e na minha diretoria.
TORJ - E qual foi o pior momento da TJB?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Foi quando o atual presidente do Botafogo, assumiu, e passou a dar tratamento diferencial as organizadas,dando apoio somente aquelas que o apoiavam nas eleições e discriminando as que foram contra ele : T.J.B e FOLGADA DO RUSSÃO
Para piorar ainda tínhamos, também por motivos políticos a suderj e conseqüentemente o G.E.P.E.
TORJ - Em algum momento você desacreditou da TJB,achou que ela poderia acabar?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Não,mesmo vendo todos dando as costas para a T.J.B, desde fundadores da torcida ate os dirigentes do Botafogo, sabia que ainda restaria muitos que tinham amor e gratidão a T.J.B, e com isso continuariam a cravar nossa bandeira pelos estádios do Brasil a fora.
TORJ - Qual seu jogo mais importante junto a TJB?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Foi em 89, na decisão do campeonato carioca, pois pela 1° vez vi meu Botafogo ser campeão,acabando com o jejum de 21 anos sem títulos, e as cenas que vi nas arquibancadas, exemplo: desde mulheres, crianças ate os mais velhos chorando, gente rolando as arquibancadas outros subindo as arquibancadas de joelho, realmente foram cenas emocionantes e inesquecíveis.
TORJ - Atualmente quantos associados tem A TJB?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Devido aos problemas durante estes anos, ainda não começamos a fazer um recadastramento, pois não temos condições no momento de ter uma sede ,pessoas,materiais para tal serviço.
TORJ - Como é formado o patrimônio (bandeiras,bandeirão,faixas,kombi,sede etc) da Torcida Jovem Botafogo?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-2 bandeirões para o maracanã, 1 mini bandeirão para o Engenhao , 5 faixas, 43 bandeiras da T.J.B, 12 surdos, 5 repiques, 9 caixas,não temos sede no momento nem Kombi.
TORJ - Você considera a Força Jovem Vasco uma aliada?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Com certeza, pois meu irmão era da força jovem, nossos componentes assim como eu, conquistamos amizades de anos e anos e para completar ainda temos nossos adversários de pista em comum.
TORJ - Como você se sente vendo a TJB crescendo novamente e voltando aos velhos tempos?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Me sinto muito feliz, por que vejo que a dedicação a luta e o trabalho feito por grandes guerreiros, exemplo: Ângelo, Manchinha, Germaninho, Coringa, Cabeça, Forcinha, minha mãe Sarita, Rogério negão...
Não vai ter sido em vão , nem muito menos esquecidas, sei que não esta sendo fácil, mas com a dedicação dos nossos componentes, conseguiremos dar a volta por cima.
TORJ - Atualmente,você considera a TJB a primeira Torcida Organizada do Botafogo?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Se depender de tamanho, claro que não. Mas se for por dedicação e amor ao clube, sem duvidas, pois temos 38 anos, fomos a única torcida do Brasil a patrocinar um esporte “futsal feminino campeão de 97” , pintamos todos os escudos e dizeres do Botafogo existentes na sede de General Severiano, patrocinamos as 2 ultimas festas juninas do clube, temos um ex-presidente da T.J.B (Portela), ocupando o cargo de vice-presidente do Botafogo e vários fundadores da T.J.B no atual conselho deliberativo do clube. Acredito que isto faça a diferença.
TORJ - O que a TJB representa na sua vida?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Juntamente com os meus filhos, representa tudo, pois se hoje tenho a oportunidade de estar aqui dando esta entrevista, é graças a T.J.B, pois se não fosse por ela ninguém conheceria a minha pessoa, é como se fosse uma mãe ou um pai, tanto é que tenho tatuado no meu corpo a caveira da T.J.B e o retrato da minha filha.
TORJ - A TJB se preocupa em realizar ações beneficientes (doações de agasalhos,alimentos etc).E qual foi a última ação beneficiente realizada?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Claro que sim, mas como já disse em outra pergunta, não estamos organizados o bastante para hoje realizarmos estas ações. Nossa ultima ação beneficiente foi feita a mais ou menos 7 anos atrás , 1 tonelada de alimentos juntamente arrecadados com a força jovem do Vasco.
TORJ - Considerações finais.Você gostaria de mandar um recado para todos os integrantes da TJB e para os botafoguenses em geral?
Roberto (Conselheiro Torcida Jovem Botafogo)-Aos nossos integrantes, tanto do Rio quanto dos demais estados, principalmente Espírito Santo e Juiz de Fora, meus agradecimentos por tudo que estão fazendo para poder dar continuidade a uma torcida (T.J.B), que tem uma historia admirada e constatada não só pelos botafoguenses como tambem pelas principais torcidas adversárias do Brasil.
Para os botafoguenses em breve poderemos voltar a ajudar na segurança deles,para que possam entrar e sair dos estádios, assim como incentivar e realizar festas a altura do nosso glorioso BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS.
Entrevista Conselheiro Torcida Força Flu
TORJ - A quanto tempo você está na FORÇA FLU?
Ratão (Conselheiro da Torcida Força Flu)-So tenho 28(risos).
TORJ - Porque a escolha de entrar para a FORÇA FLU?E como você entreou na TFF?
Ratão (Conselheiro da Torcida Força Flu)-Foi em um Fluminense x Vasco que eu fiu assistir,fui de geral ai me apaixonei pela FORÇA FLU,o fluminense foi campeã 1x0 com gol do edinho em 1980.
TORJ - Na sua opinião,qual foi o melhor momento da FORÇA FLU?
Ratão (Conselheiro da Torcida Força Flu)-O melhor momento da TFF foi quando eu entrei em 1983 na época do Zeze e do Antônio Gonzales.
TORJ - Qual seu jogo mais emocionante com a TFF?
Ratão (Conselheiro da Torcida Força Flu)-Foi Fluminense x Corinthians em São paulo eu fui escondido para ver o Fluminense ganhar de 2x0 la em São paulo e ainda a porrada comeu e tomei uma navalhada na barriga.
TORJ - Como é o seu relacionamento com as Torcidas "rivais"?
Ratão (Conselheiro da Torcida Força Flu)-Olha hoje tento não me envolver em conflitos,se eles não vierem a mim não vou a eles mais se eles vierem ai ta no sangue(risos)mais na minha área nao tenho probema algum com as torcidas,mesmo porque eu ja tenho 41 anos então tento sempre fazer mais amizades do que inimigos.
TORJ - O que a FORÇA FLU representa na sua vida?
Ratão (Conselheiro da Torcida Força Flu)-Porra eu amo muito a minha familia em primeiro lugar,mais a FORÇA FLU é muito especial para mim,nao tenho nem palavras para descrever.
TORJ - Atualmente quantos associados tem a FORÇA FLU?
Ratão (Conselheiro da Torcida Força Flu)-Hoje devemos ter aproximadamente uns 3.000 componentes sem medo de errar,mais tem um monte que vocês sabem so aparecem em jogo bom ou final.
TORJ - Como é o patrimônio(bandeiras,bateria,bandeirão,s
Ratão (Conselheiro da Torcida Força Flu)-Nós temos mais ou menos 60 bandeiras,3 bandeirões,bateria toda completa,sede é o erro da FORÇA FLU,não temos ainda.
Ratão (Conselheiro Torcida Força Flu)-Nós so temos uma aliada que é a Sangue Jovem do Santos.
TORJ - Você saberia me dizer o porque da escolha do INDIO para ser o simbolo da FORÇA FLU?
Ratão (Conselheiro Torcida Força Flu)-Eu escolhi esse símbolo dos guerreiros em São João de Meriti foi feita uma torcida com o nome guerreiros da naçao tricolor,ai foi feito um concurso eu mandei esse nome a torcida não foi a frente ai vôce já imagina o que eu fiz,apanhei todo o material e ficou com a TFF.
TORJ - Na sua opinião qual pessoa merece ser lembrada pela dedicação e amor a TFF?
Ratão (Conselheiro Torcida Força Flu)-O Pagaio e eu(RatÃo) porque nós nunca desistimos da torcida,sempre estivemos presentes mesmo quando era só eu ele e mais dez cabeças na torcida.
TORJ - A FORÇA FLU se preocupa em realizar ações beneficientes(doações de alimento,agasalho,sangue etc)?E qual foi a última ação que vocês fizeram?
Ratão (Conselheiro Torcida Força Flu)-Claro que sim,doamos agasalhos e mantimentos para orfanatos e sangue também,sempre que pudemos realizamos essa ações.
TORJ - Considerações finais.Você gostaria de mandar um recado para os membros da FORÇA FLU e para os tricolores em geral?
Ratão (Conselheiro Torcida Força Flu)-Nunca esqueça de seus sonhos e a TFF nunca abandona o Fluminense,jamais um verdadeiro FORÇA FLU,jamais vaia o Fluminense durante o jogo,Fluminense até morrer.
TORJ - Muito obrigado mesmo Ratão!!!
Ratão (Conselheiro Torcida Força Flu)-De nada e um abraço desse cara que respira Torcida,eu amo Torcidas Organizadas,valeu um abraço a todos.
ASS:Ratão Força Flu São João de Meriti
Entrevista Vice-Presidente Ira Jovem Vasco
TORJ - A quanto tempo você participa de torcidas organizadas?
Mulamanca (Vice-presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-Desde 12/83,dezembro de 1983.
TORJ - Quanto tempo de FJV e quanto tempo de IJV?
Mulamanca (Vice-presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-De fjv desde 1983
faz a conta ai (risos).Na ira na realidede são 2 anos e 6 meses mais a ira tem 2 anos,
os 6 meses foram para fazer faixa ,bandeira e decidirmos qual seria o mascote.
TORJ - Falando em FJV,todos sabem que a IRA JOVEM VASCO é dissidente da FORÇA JOVEM VASCO,como surgiu a IRA JOVEM VASCO?
Mulamanca (Vice-presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-Todos sabem disto que 90% da IRA são ex componentes da FJV.
O surgimento da IRA aconteceu num momento onde havia muita confusão na fjv,e eu particulamente nao queria apoiar nenhum dos lados....eu tinha e tenho amigos em todos os lados situaçao e oposição.
Não queria parar como alguns amigos, resolvir fazer uma torcida organizada dai veio o
primeiro passo,sabia que muitos amigos nao concordariam mais muitos me apioram.
TORJ - Você acha que haveria alguma chance de os componentes da IRA JOVEM VASCO voltarem para a FORÇA JOVEM VASCO?
Mulamanca (Vice-presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-Sim ..... mais como tambem componentes da FJV decidirem pela IRA,vivemos livre e todos tem o direito de escolher o que mais nos agrada.
TORJ - Como é o relacionamento da IRA JOVEM VASCO com a atual diretoria do Vasco da Gama?
Mulamanca (Vice-presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-AtÉ agora tem sido o melhor posivel........tivemos alguns problemas mais agora esta tudo tranquilo.
TORJ - Mais atualmente o Vasco da Gama vive um momento turbulento,onde a FORÇA JOVEM VASCO está contra a atual diretoria do Vasco,ja a GUERREIROS DO ALMIRANTE prefere não se meter na politica do Vasco,e a IRA JOVEM VASCO,está de algum lado ou prefere ser manter neutra?
Mulamanca (Vice-presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-A nossa postura é a mesam desde o inicio que é apoiar o vasco em todos lugares.
TORJ - Quais as principais torcidas aliadas da IRA JOVEM VASCO?
Mulamanca(Vice-Presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-TUP(Torcida Uniformizada do Palmeiras) e TOG(Torcida Organizada Galoucura).
TORJ - Um dos lemas de vocês é o seguinte "MUDAMOS POR OPÇÃO MAIS O IDEAL CONTINUA O MESMO",existe uma explicação de a IRA JOVEM VASCO ser aliada da TUP e não da MANCHA VERDE,ou foi apenas uma escolha?
Mulamanca(Vice-Presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-É que eu já conhecia o Aquiles(Diretoria TUP),desde os tempos em que ele era da Mancha Verde e como ele estava na TUP ficou tudo mais fácil,nó temos a mesma faixa de idade so que ele é mais velho do que eu (risos).E com o passar do tempo nossa relação veio aumentando.
TORJ - Das torcidas organizadas "rivais" do rio de janeiro,qual é a mais estruturada na sua opinião?
Mulamanca(Vice-Presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-Na minha opinião analisando por um todo é a RRN(Raça Rubro Negra).
TORJ - Como é o patrimônio(bandeira,bateria,kombi,sede etc) da IRA JOVEM VASCO atualmente?
Mulamanca(Vice-Presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEMVASCO)-Temos bandeiras,bateria,faixas etc.AtÉ o momento porque veM coisa grande por ai.
A nossa sede teve que ser devolvida,estamos atrás de outra na cidade mais ate o momento estamos sem sede.
Mais o mais importante são os nossos componentes,o nosso maior é melhor patrimonio são os nossos componentes,sem eles nada disso seria possivel,todos que estão na IRA hoje estão por amor,passamos por dificuldades e por causa dos componentes conseguimos dar a volta por cima e nos reerguermos.
TORJ - O começo da IRA JOVEM VASCO foi muito bom,te surpreendeu esse inicio ou vocês ja esperavam?
Mulamanca(Vice-Presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEMVASCO)-Me surpreendeu sim.Mais hoje estamos mais com os pés no chão.
TORJ - A IJV se preocupa em participar de ações beneficientes(doação de alimentos,agasalhos,sangue etc) e qual foi a última ação que vocês fizeram?
Mulamanca(Vice-Presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-Se preocupa sim,sempre estamos fazendo campanhas.A última foi no ultimo jogo do campeonato brasileiro do ano passado.Fizemos uma campanha de alimetos para o natal sem fome que teve um resultado bem positivo.
TORJ - Considerações finais,você gostaria de mandar algum recado para os integrantes da IJV ou para os vascainos que querem fazer parte da IJV?
Mulamanca(Vice-Presidente G.R.E.S.T.O. IRA JOVEM VASCO)-Sim...eu nao posso me esquecer de agradecer todos que acreditaram em nós desde o inicio,sao muitas pessoas se eu for escrever aquii vou ficar o dia todo e nao vou agradecer a todos,e acabarei sendo injusto com alguem então eu agradeço a todos do Presidente Rodrigo Granja( O BATATA) ao mais novo integrante da torcida IRA JOVEM VASCO,vocês todos são importantíssimos para o crescimento da torcida.
Entrevista Vice-Presidente Comando Feminino RRN
TORJ - Acompanha seu time desde que idade?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Desde que nasci sou Flamenguista. Comecei a freqüentar os estádios aos 2 anos de idade.
TORJ - Quando entrou na Raça Rubro-Negra? Quantos anos tinha na época?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Entrei recentemente, no começo do ano passado, ao descobrir que a Raça tinha um Comando Feminino, eu tinha 21 anos.
TORJ - Porque a escolha de entrar na Raça Rubro-Negra? Que ano foi?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Foi em 2007, eu sempre admirei a Raça desde os tempos que ia com a minha avó aos estádios. Morei um
tempo fora e quando voltei para o Brasil ela já estava bem velhinha e não podia mais ir comigo. Comecei a freqüentar o Maracanã com amigos, porém eu queria ir a TODOS os jogos, eles só iam a alguns. Descobri que a Raça tinha um Feminino, que na época estava passando por algumas dificuldades, foi quando conheci algumas meninas do Feminino da Raça (Luisa, a Presidente, e outras duas integrantes) e resolvi me juntar a elas.
TORJ - Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Saí da maternidade com uma roupinha do Flamengo. A minha avó é flamenguista fanática, no casamento dos meus pais, no meu batizado e em diversas outras ocasiões que a impossibilitavam de ir aos jogos, ela levava um radinho de pilha escondido no vestido. Ela foi com certeza a minha maior influência para ser Flameguista.
TORJ - Em sua trajetória na Raça Rubro-Negra, quais as funções já assumidas dentro da Torcida?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Acredito que eu tive uma ascensão muito rápida dentro da torcida. Comecei como integrante do Feminino, que como eu disse anteriormente, passava por algumas dificuldades. No meio do ano o Feminino da Raça estava prestes a acabar, foi quando me reuni com a Luisa – atual presidente – e trocávamos idéias sobre a torcida por horas a fio. Tenho algum conhecimento de webdesign, design gráfico, redação (estou me formando em Relações Públicas e Jornalismo) e muito amor pela Raça, sendo assim a Luisa me chamou para ajudá-la na diretoria do Feminino, como vice-presidente. O Feminino tem uma relação muito estreita com a diretoria da torcida, sendo assim acabávamos os ajudando também, produzindo textos, desenvolvendo ações na arquibancada e fora dela (como a Ação Social realizada em Dezembro de 2007). Recentemente comecei a tocar surdo na bateria da Raça e posso dizer que é uma experiência maravilhosa.
TORJ - Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Sou vice-presidente do Feminino da Raça e ajudo na Bateria da Torcida.
TORJ - Qual atividade marcante que participou em sua Torcida?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Houveram duas situações muito marcantes. A primeira foi uma ação que o Feminino desenvolveu para um Flamengo x Vasco ano passado. Passamos mais de 4 dias juntas picando papel para lançar no dia do jogo. Além disso, houve também a Ação Social que realizamos em Dezembro de 2007, foi um prazer enorme poder relacionar o nome da Raça a uma atividade tão nobre quanto ajudar o próximo.
TORJ - Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-O fato mais marcante durante esse meu pouco tempo ajudando a Luisa à frente do Feminino foi a mudança de atitude que percebemos de toda a Torcida em relação ao nosso bonde. Lutamos muito para conseguirmos ganhar o respeito da diretoria e dos integrantes das outras Regiões. Hoje em dia o Feminino da Raça é de fato um dos maiores do Brasil, e tanto a Raça quanto a maior parte das nossas rivais sabe disso.
TORJ - Quantas integrantes possui o comando feminino da Raça?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Atualmente somos mais de 150 meninas.
TORJ - Qual a importância das mulheres e do comando feminino na Raça Rubro-Negra?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Acredito que atualmente o Feminino é uma parte essencial da Raça Rubro-Negra. Trabalhamos em conjunto com a Diretoria em diversas frentes. Distribuímos e criamos panfletos de divulgação de músicas ou retratações, participamos da bateria, ajudamos na realização de festas e eventos, desenvolvemos Ações Sociais, desde o escopo do projeto até relatórios finais bem elaborados que são distribuídos para a imprensa e afins, entre outras atividades. Mas acredito que a maior importância do Feminino para a nossa torcida e principalmente para o Flamengo esteja ligada ao fato que mostramos para todos que lugar de mulher é nos estádios, torcendo e incentivando.
TORJ - O comando feminino da RRN, possui um grau muito grande de dependencia do resto da torcida?ou ele caminha com as" proprias pernas"?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-O Feminino da Raça caminha com as próprias pernas. Somos responsáveis pelo nosso site, pela criação de nossos materiais, temos mensalidade própria e utilizamos esse dinheiro para viagens, homenagens a outras Regiões, confecções de ações nas arquibancadas e o que mais precisarmos.
TORJ - Como é formado a "diretoria " ou liderança do comando feminino de sua torcida?qtos integrantes?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-A Luisa é a Presidente, e eu sou a Vice-Presidente do Feminino.
TORJ - Qual o grau de respeito entre homens e mulheres em sua torcida?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Ser mulher e respeitada dentro de uma torcida é uma luta diária com conquistas e derrotas. Acreditamos que hoje em dia conseguimos obter o respeito da maioria dos integrantes da Raça pois mostramos que sabemos o que estamos fazendo, que amamos a torcida e que temos tanta disposição quanto todos eles.
TORJ - Quando foi fundado o comando feminino de sua torcida?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-O Feminino foi fundado em 1990. Mas desde então diversas mudanças aconteceram. Como eu disse, no meio do ano passado passamos por uma reestruturação profunda e então consideramos essa data como o “início” do Feminino atual.
TORJ - O comando feminino da Raça possui materiais, bandeiras, faixas proprias? Voces ja fizeram um fazem caravanas independente da torcida ( 1 onibus pelo menos)?
Mika (Vice-Presidente Comando Feminino Raça Rubro-Negra)-Possuímos 3 bandeiras e 1 faixa de 15 metros. No ano passado realizamos a primeira caravana totalmente independente da torcida. Foi para o Mineirão, aonde assistimos o Flamengo perder do Cruzeiro e fomos impedidas de lanchar na estrada porque somos muito perigosas (risos)!
Entrevista Diretoria Fúria Jovem Botafogo
TORJ - Como e porquê alguns membros da TJB vieram a fundar FÚRIA JOVEM?
FJB - A história começa, infelizmente, com os maus resultados obtidos pelo BOTAFOGO ao longo dos últimos anos. E o seu maior patrimônio, que somos nós, a torcida do BOTAFOGO, inexplicavelmente se acomodando aos fatos e, aos poucos, se afastando dos estádios.
Sempre que isso aconteceu quem, literalmente, segurou a onda, e se manteve fiel ao time foram as torcidas organizadas. Também sempre coube a elas protestar e cobrar resultados e times compatíveis com a nossa grandeza. Entretanto isso não vinha acontecendo com a gente. Não precisamos nem dizer, pois qualquer Botafoguense via, como a nossa torcida estava inerte. O time sendo ameaçado de rebaixamento, tomando goleadas (como o 7x0 para o Vasco) e nenhuma reação por parte da torcida alvinegra. A cada dia, a insatisfação com a postura da diretoria da TJB ia afastando e desmotivando vários componentes.
Não havia como tirá-los de lá, então tomamos a decisão mais difícil, mas necessária:
Fundar outra torcida. Como se viu, a adesão da grande maioria dos componentes da TJB foi imediata.
O dia 21 de junho de 1989 marcou o fim de um luto na história do BOTAFOGO (com a quebra do jejun de títulos). E 12 anos depois, fundamos a Fúria Jovem do Botafogo, marcada pelo fim da omissão a realidade Botafoguense.
Nosso lema é "Por amor ao BOTAFOGO". Tudo que estiver ao nosso alcance, e até o impossível, será feito por esse ideal. Nossas diretrizes são Ética, Respeito e Atitude, que pareciam ter sido esquecidas, mas que a partir de então marcarão a nova E.R.A. do Glorioso.A escolha do cachorro como nosso símbolo foi unânime, já que somos conhecidos como a cachorrada, e naturalmente não deixaríamos isso se perder.
Seguindo a analogia canina, nossas divisões são chamadas de "Canis", que divididos por bairros e cidades vão permitir uma maior proximidade dos componentes e organização da torcida.
Nosso rápido crescimento pode ter surpreendido alguns. Mas o fato é que muitos Botafoguenses viram a seriedade e honestidade da nossa proposta e se juntaram (e estão se juntando) a essa legião de "furiosos" que tem feito de tudo para ver o BOTAFOGO brilhando novamente.
TORJ - Quantos associados possuí a FJB?
FJB - Atualmente a Fúria possui cerca de 10 mil componentes cadastrados, e canis espalhados por todo o Brasil. Não podemos desprezar ainda o incalculável n° de Botafoguenses que mesmo sem fazer parte oficialmente dos nossos quadros, se junta a nós em todos os jogos.
TORJ - Como é formado o patrimônio da Torcida?
FJB - Temos uma sede no centro. Uma Kombi própria que transporta material para os jogos.
1 Bandeirão oficial do Botafogo, um Camisão, cerca de 80 bandeiras (e pelo menos mais umas 40 junto com os Canis), 8 Faixas e cerca de 40 peças de bateria. Nosso site, provavelmente o mais acessado de torcidas do RJ (www.furiajovem.com.br).
TORJ - A FÚRIA JOVEM vem crescendo muito nesses anos?
FJB - Sim. Talvez seja uma coisa inédita, mas devido a nossa seriedade, organização e amor ao Botafogo, a Fúria Jovem já nasceu sendo a maior organizada do clube. E fomos crescendo num momento em que o Botafogo atravessava uma grande dificuldade. Não foi e não é fácil, estamos sempre superando adversidades para fazer uma torcida forte e atuante.
TORJ - Que tipo de relação a FJB tem com a diretoria do Botafogo?
FJB - Não temos nenhum apoio da diretoria do clube. É um relacionamento distante. Porque, infelizmente, a diretoria do clube parece desconhecer a força e o potencial da Fúria Jovem em prol do Botafogo. A Fúria Jovem tem um forte apelo principalmente nos alvinegros mais jovens e nas camadas mais carentes da sociedade. Onde o clube não chega. Diversos Canis organizados fora do RJ. Falta visão das pessoas que comandam o clube. Quanto mais forte for a torcida. Mais forte será o Botafogo!
TORJ - A FÚRIA JOVEM recebeu algum apoio de outra Torcida para ser fundada?
FJB - Não. Toda a ajuda e apoio que recebemos foi de fanáticos botafoguenses vindos da TJB que desejavam ver uma torcida do Botafogo novamente forte, atuante e independente.
TORJ - Quais são as Torcidas aliadas da FJB?
FJB - A Fúria Jovem não possui aliadas. Temos sim um bom relacionamento com diversas torcidas do Brasil.
TORJ - A FORÇA JOVEM é considerada uma aliada da FÚRIA JOVEM?
FJB - Não. Ambas as diretorias possuem um bom relacionamento. Isso também ocorre com alguns Canis da Fúria e Famílias da Força. Há um respeito mútuo, mas cada uma defendendo seu clube.
TORJ - E com a IRA JOVEM?
FJB - Idem.
TORJ - Qual o jogo mais importante seu com a FÚRIA JOVEM?
FJB - Foi Atlético-PR X Botafogo.A pressão lá dentro da arena da Baixada é muito grande, eles disputavam o título e fatalmente iriam engolir o Botafogo e poderíamos estar hoje na segunda divisão.
Quem estava lá. Ou mesmo quem assistiu pela televisão, viu que os cerca de mil heróis alvinegros não deixaram o time esmorecer. Durante os 90 minutos os jogadores do Botafogo podiam sentir a nossa força e apoio vindos da arquibancada. Quando pensavam em esmorecer nós redobrávamos nossos esforços. E essa vibração passou para o campo. O resultado foi um time guerreiro com nunca fora até então.
TORJ - Qual o tempo de mandato do Presidente da Torcida?
FJB - É de 3 anos.
Entrevista Presidente do Conselho da TJF
TORJ - Há quanto tempo você está na Torcida Jovem do Flamengo?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Desde 1987, exatos 21 anos.
TORJ - Como começa a sua história dentro da TJF?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Freqüentando e participando ativamente desde essa época com a galera do 1º pelotão (nossa distribuição geográfica e organizacional) em prol do Flamengo e representando muito bem nossa TJF. Com esses anos passei, por todos as etapas em nossa hierarquia. Saudades do tempo que as TO só entravam pelo portão 18. Ali foi palco de muitos confrontos na mão. Muita coisa mudou !!! Putz...mas continuando.
Fui monitor de bairro, depois de pelotão, diretorias patrimônio, de informática e finalmente em 1998 até 2000 fui presidente da TJF.
Em 98/ 00 marcou a etapa da nova geração tomar conta da torcida, com o auxilio e apoio de nossos conselheiros e fundadores.
Pres. José Maria
V. Pres. Marcio Alexandre Snoopy (in memoriam).
Momento impar de nossa torcida. Juntos conseguimos superar as adversidades e conquistar muitas vitórias. EM TUDO!!!!!
TORJ - Nesses anos dentro da TJF.Qual diretoria merece sem lembrada?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-A do NILTINHO em 1987. (Grande Presidente e Líder)
A do LÉO de 88 a 91 (Grande Presidente)
A do Snoopy 01/02 (Grande Liderança)
TORJ - Qual seu jogo inesquecível ao lado do flamengo?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Campeão da Copa União em 87 (Por ser o primeiro título conquistado junto a TJF)
Campeão Brasileiro em 92. 1º jogo (chocolate na cachorrada) 2º Campeão em campo e nas arquibancadas. INESQUECÍVEL.
E muitos outros....
TORJ - Como é a relação entre TJF e a diretoria do Flamengo?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-É uma relação tranqüila e formal. Poderia e deveria ser bem melhor. Pois somos o maior patrimônio deles. O FLAMENGO é um clube de maior torcida e mais popular.
Não podemos dizer o mesmo das diretorias, que geralmente são elitistas e preconceituosas para nós oriundos das arquibancadas. A maioria das que passam, nos abomina, mas sempre tem que nos engolir.
TORJ - Sinceramente.A Torcida Jovem do Flamengo já recebeu alguma ajuda financeira de alguma outra Torcida Organizada?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Ajuda como dependência, não procede. Poderemos nos ajudar SIM entre torcidas co-irmãs e aliadas em casos de alguma intercorrência ou emergência. Mas se ocorrer isso o ressarcimento é o mais breve possível.
TORJ - Como formado o patrimônio(bandeira,bandeirão,sede,kombi
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Possuímos mais de 30 bandeiras oficiais e muitas de pelotões diversos, bateria completa, 2 faixas oficiais de estádio, 1 faixa de esportes amadores e finalmente após 40 anos de luta e trabalho de muito conseguimos adquirir 02 salas PRÓPRIAS no centro da cidade. E ainda esse ano iremos adquirir mais outro imóvel e uma Kombi.
Através do trabalho e união de todos, conseguiremos conquistar tudo que almejamos.
TORJ - A Torcida Jovem do Flamengo se preocupa em realizar ações beneficentes(doação de sangue,roupas,alimentos)?E qual foi a última ação realizada por vocês?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Se preocupa SIM, e nesse último ano organizamos diversos eventos e ações beneficentes.
Realizamos doação de alimentos de mais de 1500 kg para o Instituto Ana Gonzaga em Inhoaíba. Campo Grande – RJ (confiram no site da TJF)
Realizamos Festas do Dia das Crianças em 4 pelotões da Torcida. (Jacarepaguá, Caxias, Campo Grande e Abolição) (confiram no site da TJF)
Colaboramos na Festa de Natal do Projeto do Morro do Sapê. Que apadrinhou nesse ano passado 655 crianças, com presentes, roupas e calçados.
(Confira https://www.luzdapoesia.com/acao_projeto_sape.htm)
E nesse ano estaremos com a mesma disposição.
TORJ - Quantos associados a TJF possuí atualmente?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Possuímos mais de 20 mil associados, mas estamos em fase de recadastramento devido ter perdido boa parte desse acervo em apreensão judicial.
TORJ - Você saberia me dizer o porque a TJF ter como simbolo o "canhão" e como sinal o "punho cruzado"?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-A idéia do Canhão nasceu do jogo que o FLAMENGO ganhou o Liverpool por 3X0 no mundial em 1981. A torcida do Liverpool era conhecida como exército vermelho. Após esse jogo eles conheceram o Exercito Rubro Negro, representado pelo nosso tanque camuflado com 3 canhões (3X0, né). Idéia essa implementada pelo nosso Ex-Presidente Leonardo Ribeiro (Cap. LÉO) nos anos 90.
Punho Cruzado surgiu após uma coreografia que fazíamos há uma música que cantamos à Saddan Hussein. Logo após isso se tornou marca registrada da TJF.
TORJ - Como você se sente,vendo as Torcidas Organizadas do Flamengo(TJF,RRN e UBZ)se unindo depois de alguns anos turbulentos?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Fico realmente muito feliz em ser um dos principais articuladores e responsáveis, juntamente com outros irmãos e co-irmãos em tornar esse espetáculo realidade novamente.
Antigamente fazíamos isso sempre com o intuito de cantarmos e incentivarmos MAIS ao nosso FLAMENGO. Com isso calando SEMPRE os adversários.
Antes de tudo SOMOS e AMAMOS o FLAMENGO.
O FLAMENGO unido é MUITO FORTE.
TORJ - Mantendo a humildade.Qual Torcida Organizada do Rio de Janeiro que você admira pela história,festas etc.Aquela que mesmo sendo "rival" você considere um exemplo de Torcida Organizada?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Fazendo uma analise cronológica darei minha opinião POSITIVA e/ou NEGATIVA e MARCANTE de cada gestão e torcida.
Anos 90
TJF (com LÉO) Festa, Pista e organização.
TJF (com SEVERO) Festa e Pista.
TJF (com ZM e Snoopy) Festa, Pista e organização.
RRN (BOCÂO) Festa
FJV( R. Monteiro e M. He Man) Festa e Pista.
TYF (Sr. Armando Giesta) Festa
TJB (Roberto) Pista
Anos 00 em diante
TJF (Snoopy) Festa e Pista
RRN (P. Apar....) Festa
FJV nada a declarar (Perdeu alguns valores e ideologia)
FJB nada a declarar (Precisa ter ideologia)
TJB nada a declarar (Mais presente a eventos desportivos do que a co-irmã acima)
TYF (Camp....) Festa, Pista e organização.
UBZ – Festa e organização
IRA – Pista
O que relatei acima é de minha opinião sem tomar partido algum.
Não sou o dono da verdade, dou valor e respeito o bom trabalho nosso e de outros.
TORJ - O que a Torcida Jovem do Flamengo representa para você?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Mais da metade de minha existência dedicada ao amor ao FLAMENGO e a minha TJF.
Então posso dizer com toda propriedade que a TJF é minha vida, é minha história é meu amor.
TORJ - Considerações finais.Você gostaria de mandar um recado para os membros da Torcida Jovem do Flamengo e para os flamenguistas em geral?
Zé Maria (Presidente do Conselho e do Conselho Fiscal da TJF)-Esse ano é um ano maravilhoso para nosso CRF e nosso exército estará sempre acompanhando e defendendo nosso FLAMENGO. Sejamos mais apaixonados e comprometidos. Estamos passando por mudanças estruturais no futebol e no mundo esportivo, mas não podemos nunca deixar nossa essência morrer. Estão querendo coibir e acabar com nossas paixões organizadas, então, sejamos mais coerentes e inteligentes. Vamos demonstrar superioridade e disposição de forma que não atrapalhe nossas instituições. Problemas virão, a pista é grande e sobrevive nela quem agir e atuar com disposição e muita cabeça. Recado dado.
Não posso terminar sem homenagear o meu e nosso IRMÃO GERMANO.
Ano passado o perdemos do plano físico, mas ele SEMPRE estará vivo dentro de cada um de nós.
GERMANO seu amor, luta e dedicação a TJF, jamais serão esquecidos.
O ano começa, a pista ta aí.
E com certeza continuaremos a mandar e cobrar nela.
Entrevista Diretor Núcleo de Festas TYF
TORJ - Qual é a sua Torcida Organizada ?
Digo (Diretor do Núcleo de Festas TYF) - G.R.S.C. TORCIDA ORGANIZADA YOUNG FLU.
TORJ - Voce pertence a qual divisão ( bairro ) feita por ela ?
Digo (Diretor do Núcleo de Festas TYF) - PERTENÇO AO NÚCLEO DE FESTA, ELE NÃO É DIVIDIDO POR BAIRROS OU ÁREAS.
TORJ - Quanto Tempo voce frequenta o dia-a-dia da sua torcida organizada?
Digo (Diretor do Núcleo de Festas TYF) - FREQUENTO A TORCIDA A UNS 5 ANOS, MAS NOS ULTIMOS 3 MINHA PARTICIPAÇÃO TEM SIDO MAIS ATIVA.
TORJ - Qual é a sua rotina no dia de jogo comum ? e em dia de clássico ?
Digo (Diretor do Núcleo de Festas TYF) - JOGO COMUM- DIRETO PARA O MARACANÃ CHEGANDO UM POUCO ANTES PARA AJUDAR A ORGANIZAR O MATERIAL PRA FESTA.
CLASSICO- VOU AO CLUBE PARA AJUDAR A ARRUMAR TODO O MATERIAL E LOGO APÓS MARACANÃ.
TORJ - Qual a sua opinião em relação a segurança dos estádios cariocas?
Digo (Diretor do Núcleo de Festas TYF) - MELHOROU MUITO EM RELAÇÃO AO QUE ERA NA DECADA DE 90 ETC.. ONDE HAVIAM BRIGAS ENTRE TORCIDAS FREQUENTEMENTE, HOJE EM DIA ELAS EXISTEM MAIS EM Nº REDUZIDO E LOCAIS ISOLADOS, PORÉM A SEGURANÇA ESTÁ LONGE DE SER IDEIAL, POIS NEM OS PRÓPRIOS PM'S ESTÃO BEM PREPARADOS.
TORJ - Está satisfeito com a ideologia atual da sua diretoria junto a torcida ?
Digo (Diretor do Núcleo de Festas TYF) - SIM, É NOTÓRIO A MUDANÇA DE POSTURA DA YOUNG FLU EM RELAÇÃO A UM PASSADO RECENTE, AS FESTAS ESTÃO CADA VEZ MELHORES.
TORJ - Como anda a estrutura da torcida, atualmente ?
Digo (Diretor do Núcleo de Festas TYF) - Temos uma das melhores senão a maior estrutura das torcidas cariocas, só esse ano foram feitas mais de 20 bandeiras novas,e muitas inovações como os standarts, a sede da torcida esta sendo toda reformada e as festas estão cade vez mais belas!
TORJ - Considerações finais:
Digo (Diretor do Núcleo de Festas TYF) - FAÇA A FESTA E PROMOVA A PAZ!
TORJ - Obrigado Digo!!!!
Digo (Diretor do Núcleo de Festas TYF) - De nada!
Entrevista Membro Conselho Gestor UBZ
TORJ - Sabemos que a Urubuzada tem uma ideologia de apenas apoiar o Flamengo,por isso a UBZ tem como aliadas apenas as T.O. do Flamengo.Mesmo assim existe alguma torcida organizada de outro time que a UBZ tenha alguma amizade?
Facuri (Fundador e Membro do Conselho Gestor UBZ) - Temos amizade com a guarda popular colorada que vem das amizades pessoais de integrantes de ambas as diretorias dos tempos de nossa torcida anterior e que depois de sermos muito bem recebidos por eles no sul e a nossa retribuiçao aqui essa amizade se consolidou.
TORJ - Me tire uma dúvida.A Urubuzada foi criada para ser um movmento popular tipo GDA (Vasco),Legião Tricolor (Fluminense) e Loucos pelo Botafogo Botafogo) ou desde o ínicio vocês tinham o pensamento de Torcida Organizada?
Facuri (Fundador e Membro do Conselho Gestor UBZ) - Não,a URUBUZADA foi criada com intuito inicial de ser um bloco carnavalesco e torcida organizada, mas o lado torcida foi mais explorado devido a facilidade que os fundadores tinham com o meio das organizadas, e em nenhum momento pensamos em ser uma barra ou “movimento popular”.
TORJ - Qual foi o motivo de vocês terem saído da Raça Rubro Negra e terem fundado a Urubuzada?
Facuri (Fundador e Membro do Conselho Gestor UBZ) - Bom,o motivo principal foi a motivação por criar algo novo no mundo das organizadas,uma torcida diferente em que prevalesça a união,a honestidade e a democracia, onde todos dão sangue e suor pelo FLAMENGO.
TORJ - Qual foi a maior dificuldade que vocês encontraram para a fundação da Urubuzada?
Facuri (Fundador e Membro do Conselho Gestor UBZ) - As dificuldades foram muitas, basta você imaginar começar uma torcida com umas 70 cabeças, sem um instrumento de bateria e nenhuma bandeira ou faixa, no início alguns fundadores colocaram dinheiro do próprio bolso, fomos começando com uma faixa pequena, poucas bandeiras e bateria emprestada de uns amigos de bloco ,é importante dizer que NUNCA recebemos do FLAMENGO sequer 1 centavo ou 1 ingresso de graça, construímos isso tudo com nosso suor e dinheiro e pretendemos construir muito mais.
TORJ - A Urubuzada mesmo com pouco tempo de vida já é considerada a Torcida Organizada mais estruturada do Rio de Janeiro.Por que você acha que a UBZ conseguiu alcançar esse patamar?E por que na RRN mesmo os fundadores da UBZ estando participando ativamente vocês não conseguiram alcançar isso?
Facuri (Fundador e Membro do Conselho Gestor UBZ) - Sinceramente não nos vejo como os mais estruturados do Rio, talvez os mais organizados sim, mas os mais estruturados não. Pretendemos em pouco tempo ostentar este patamar. A segunda pergunta eu prefiro não responder.
TORJ - Atualmente como é a relação da Urubuzada com a RRN?Ficou alguma mágoa da RRN,principalmente de seu presidente P.A.?
Facuri (Fundador e Membro do Conselho Gestor UBZ) - A relação é boa, existem muitos integrantes amigos nas duas torcidas. Não há razão nenhuma para haver mágoa da RRN nem tampouco do seu presidente, hoje nosso foco é outro.
TORJ - Como é a relação da UBZ com a diretoria do Flamengo?
Facuri (Fundador e Membro do Conselho Gestor UBZ) - A relação é boa, não pedimos nada, eles não nos dão nada. Nós torcemos incondicionalmente e cobramos quando entendemos que devemos. Lembro do caso do Ney fraco, antes de ele levar todos aqueles mineiros peladeiros e fazer a merda que fez lá nós protestamos pedindo sua saída, nada foi feito e deu no que deu, atualmente encaramos como obrigação a conquista do brasileiro e aquela faixa não sairá de lá até conquistarmos o campeonato ou uma libertadores pelo menos.
TORJ - Como é formado o patrimônio (kombi,sede,bandeirão,faixa,bandeira etc) da UBZ?
Facuri (Fundador e Membro do Conselho Gestor UBZ) - Estamos com uma sede alugada e em vias de comprar uma kombi, além disso possuimos um bandeirão de maracana, um de ginásio, mais de 60 bandeiras, 4 faixas de viagem/ginasio, 3 faixas de maracana e bateria completa e novinha, até o final do ano SUPRESAS.
TORJ - A Urubuzada se preocupa em realizar ações beneficentes (doações de agasalhos,comida,sangue etc etc)?E qual foi a última ação beneficente realizada pela UBZ?
Facuri (Fundador e Membro do Conselho Gestor UBZ) - Sim, ano passado promovemos uma campanha de doação de sangue e há menos de um mês arrecadamos e doamos mais de 200 agasalhos para famílias carentes e doação de alimentos para uma casa de idosos na Zona Sul.
TORJ - Considerações Finais.Deixe um recado para os membros da UBZ e para os flamenguistas em geral:
Facuri (Fundador e Membro do Conselho Gestor UBZ) - Para os companheiros de UBZ eu peço que se espelhem em nosso presidente e em outros que doam parte de suas vidas pela torcida sem nada receber em troca, com trabalho sério, honestidade e união não existem limites para nós, vamos em frente , apoiar nosso MENGÃO e Defender o Manto Sagrado em todas as circunstâncias e até as últimas conseqüências.
Entrevista Monitor Torcida Jovem Fla
TORJ - Porque você escolheu entrar para a TJF? Conte um pouco de sua trajetória na TJF:
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - Eu já tinha o hábito de ir aos jogos com meu pai desde os seis anos de idade, mas em 92 deixou de ser e virou rotina. Aí comecei a ficar na Jovem por influencia do falecido “Magal”, me filiei à torcida e to ai até hoje.
TORJ - Como você avalia a diretoria que esta à frente da TJF e o atual momento da torcida?
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - A atual diretoria não pode ser considerada a melhor, mas conseguiu sanar muitos problemas da torcida e nunca os Pelotões foram tão unidos. Avalio o momento da Jovem como um momento tranqüilo interna e externamente falando.
TORJ - Existe alguma possibilidade de você concorrer à presidência nas próximas eleições da TJF?
Marquinho da Alta (Monitor Torcida Jovem do Flamengo) - A possibilidade existe sim, mas ainda é remota. Muita gente comentando isso, na verdade muita gente pedindo, sinceramente falando, isso já passou por minha cabeça sim, mas acho mais provável eu ser mais uma peça a somar que um presidente. Muitas águas vão rolar, vamos ver como vai ser.
TORJ - Há quanto tempo você está na Torcida Jovem do Flamengo?
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - São 16 anos de TJF desde o brasileirão de 1992. Lembro-me, do meu primeiro jogo como integrante da jovem, Flamengo 3x1 Santos, ultimo jogo do Flamengo antes da decisão do Penta.
TORJ - Como você avalia a presença de diretores com poucos anos participando ativamente nas torcidas do Rio?
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - Pra mim a capacidade da pessoa não está no tempo que ela tem de Torcida, em todas as torcidas sempre tem as figuras (oportunistas) que só sabem abrir a boca pra falar que é antigo, mas estes pouco fazem por ela. E esta quantia, geralmente atrapalha mais que ajuda. Um cara não tem culpa de ter nascido ou entrado na agremiação depois de outro e se as instituições fossem feitas só dos antigos não teria renovação. Pra mim o cara pode ter 100, 10 ou um ano de organizada. Porque o que importa, é ele fazer algo por ela.
TORJ - Como você tem visto os chamados "RALAS" que tem ocorrido nas últimas viagens realizadas pela TJF, já que muita coisa foi dita do tipo: antigos levando “rala”, membro bebendo urina. O que você tem a falar sobre isso?
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - Boa pergunta! Eu acho que os “RALAS” devem ocorrer sim, mas sem abuso. Tem muita gente que se aproveita da situação pra abusar dos outros e as vezes também quer descontar alguma coisa do lado pessoal nos RALAS. Não gosto de falar do que não vejo, como o caso da urina, eu não vi então não comento. Mas o caso dos abusos e os “RALAS” em alguns antigos eu vi. E estes que presenciei foi porque deu algum mole, então mereceu. Já no caso dos abusos, eu cansei de avisar que um dia ia dar merda como deu. Mas graças a Deus as coisas foram contornadas, espero que as pessoas envolvidas tenham aprendido com o susto.
TORJ - Como você avalia a união dos Pelotões dentro da TJF? Acha que ela deva ocorrer ou que cada Pelotão tem a obrigação de defender sua área sem ajuda de outros?
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - A união é positiva e fundamental até mesmo pra evitar o que estão ocorrendo em outras torcidas, dissidências e divisão, por exemplo. Acho sim, que os pelotões tem que se unir, mas também não pode descuidar de sua área por conta disso, porque pode acontecer de em algum jogo não ter outro Pelotão presente pra ajudar. Primeiro se caminha com as próprias pernas, pra depois andar junto com ou outros!
TORJ - Em todos esses anos de torcida, houve alguma situação onde você achou que iria morrer? Se sim, conte para nós.
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - Houve sim algumas vezes. Mas vou falar de uma que pra mim foi a pior em proporção, porém a melhor, pois foi a que menos me ferrei...(risos)...Em 99, o Flamengo não jogava no dia e naquela época a gente tinha o hábito de juntar um “bonde” pra ir à Avenida Brasil fazer umas "blitz". Nesse dia seria tudo perfeito se nós não tivéssemos abusado, porque geralmente só fazíamos isso antes dos jogos, sendo que nesse dia resolvemos fazer antes, durante e depois. Mas resumindo, após do jogo “boiei” sozinho pra um ônibus lotado de outra torcida, achei que fosse morrer. Felizmente até que me saí bem, só com algumas escoriações, sete pontos na cabeça e três dedos quebrados.
TORJ - Na sua opinião, dentro da história da TJF qual nome merece ser lembrado por seus feitos dentro da torcida e qual merece ser esquecido?
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - Seria injusto lembrar apenas um nome. Começo por tia Helena: a nossa fundadora, a mãe da Torcida;
Germano: a lenda que continua viva dentro de nós, exemplo pra muitas gerações em muitas torcidas;
Capitão Léo: o Administrador, ele que deu toda a base e organização que a Jovem precisou pra crescer, esse fez valer o nome ORGANIZADA no meio das torcidas;
Snoopy, nosso eterno Presidente (Capitão deu a base), ele foi quem melhor aproveitou dela, fez a Jovem crescer e também a diferença;
Zé Maria: tem o espírito da torcida, há anos sempre presente e se dedicando a nossa instituição; SAPÃO, o Revolucionário, pegou uma Torcida com as portas quase fechadas e a levantou de novo.
Nomes a serem esquecidos são muitos, e não merecem serem lembrados.
TORJ - Falando um pouco da sua área, como você avalia os bondes das torcidas na localidade da Leopoldina?
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) -Posso começar falando do meu Pelotão? (Risos)...
4º Pelotão: em todos os sentidos é o bonde mais estruturado da Leopoldina;
15ª Região: o menor bonde da Leopoldina, mas sempre fechando junto;
Urubuzada VP: a maioria virou Jovem, os que restam estão sempre no dia-a-dia, dão trabalho...(risos);
6ª Família: já foi um dos melhores “bondes” do rio, hoje está se reerguendo, por estarem à frente na FJV, ta com uma galera boa, mas vive de nome;
6ª Província: veio com muito gás, mas simplesmente faliu;
7º Canil: outro bonde que veio com muito gás e chegou a ser considerado o melhor “bonde” da Fúria, mas desapareceu;
Esquadrão Leopoldina: foi o “bonde” mais porradeiro da área, hoje só carrega o nome;
3º e 40º Núcleos: sei que existem, mas não conheço uma ação que eles tenham feito sem a ajuda de ninguém e nem sem ela;
Força Flu: existe na Leopoldina? (risos)...
Essa é a minha opinião pelo que vi e vejo hoje!
TORJ – Qual é o patrimônio da TJF e do 4º Pelotão?
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - A torcida possui mais de 40 bandeiras oficiais e muitas de pelotões diversos; bateria completa; duas faixas oficiais de estádio; uma de esportes amadores e duas salas próprias no centro da cidade. Já o 4º Pelotão possui uma Sede; 11 Bandeiras; uma faixa; equipamento completo de Lutas (tatame, sacos, protetores e etc); equipamento de som; um telão e um projetor; um compressor (para confecção de bandeiras e grafites em geral) e nossos integrantes.
TORJ - A TJF se preocupa em realizar ações beneficentes? E qual foi à última ação realizada por ela ou pelo 4º Pelotão?
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - A torcida como um todo tem realizado ações beneficentes sim.
A última se não me engano, foi a Festa de Natal do Projeto do Morro do Sapê. Mas acho que podemos melhorar e alimentar essas ações.
TORJ - Considerações finais. Mande um recado para todos os membros da Torcida Jovem do Flamengo e para os flamenguistas em geral.
Marquinho da Alta (Monitor da Torcida Jovem do Flamengo) - Estamos passando por um momento bom como não víamos há alguns anos, o time ta chegando e a torcida não deve desanimar com os tropeços, se nas horas ruins não deixamos o Flamengo, não vai ser na hora boa que vamos deixar. Viemos pra defender o C.R. Flamengo e é isso que vamos fazer. Deixo em especial uma mensagem para os mais novos: Não desanimem, essa é a Torcida Jovem, uma torcida problemática. Se é isso que vocês querem, agüentem firmes. Se não, procure outra! Os mais velhos não são os donos da verdade, mas são mais vividos nesse meio. Então quando derem conselhos, escutem! Atividade na pista sempre
Entrevista Conselheiro e Fundador FJB
TORJ - Há quanto tempo você participa do mundo das Torcidas Organizadas?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – Mais ou menos 25 anos, entrei em 1983.
TORJ - Qual a sua trajetória dentro das organizadas do Botafogo?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – Já pintei bandeiras, faixas, desenhei aquela caveira e o brasão no Rajah. Fui chefe do Esquadrão Sul na Torcida Jovem do Botafogo (TJB), pioneiro de um dos melhores bondes de torcida organizada no Rio de Janeiro, o Rajah.
TORJ - No início a FJB surgiu para acabar com a mamata no Botafogo, mas soubemos que vocês recebiam dinheiro da diretoria do clube, essa informação procede?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – É verdade sim, recebemos do presidente Mauro Ney nos seis meses finais de seu mandato.
TORJ - Quando você estava à frente da diretoria da FJB, houve três campanhas políticas para a compra da sede, sendo que uma, o dinheiro foi para retirar um integrante da cadeia, e as outras duas?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – As outras duas foram para pagar dívidas acumuladas como: alugueis de sede, empréstimos com amigos, carros, motos, camisas de festa, telefone de sede e mais coisas que não lembro agora...Moral da história, total incompetência de administração. Fico meio sem ter como responder isso porque, política eu só entrava quando tudo já estava resolvido. Então, acredito eu, que a torcida é usada como material de política para fins próprios. A molecada só trabalhava e recebia, mas quem administrava isso nós não sabemos o que ganhava. Acredito, que era até promessa de emprego e tal.
TORJ – Por que quando o conselho da FJB te nomeou representante dele na diretoria, você não aceitou e se juntou a diretoria que você hoje é contra?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – Esse foi o maior erro da minha vida. ”Colei” com uns caras que nunca fui amigo e abandonei meus verdadeiros amigos. É foda! A vida me fez acompanhar essa diretoria. Pois na época, não trabalhava, e tirava meu sustento da torcida, um erro. Tive que escolher, eu era contra e ficaria tento que arrumar emprego rápido para sustentar minha família ou fechava com eles, e ganhava minha parte na torcida. Os caras, sempre foram maus vistos por todos eles, já que vieram de um vício de ganhar dinheiro de torcida desde a TJB, e eu era o cara de confiança de geral e rui a corda. Hoje estou regenerado. Recuperei meus amigos, principalmente pelo que fui no passado antes da Fúria existir. E em mim, está depositada a confiança de todos aqueles que querem uma torcida transparente.
TORJ - Você como fundador e conselheiro vitalício da FJB, acha que o estatuto da torcida é inválido?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – O estatuto é o que nós todos fundadores da torcida achamos de melhor, para não acontecer na Fúria o que aconteceu na TJB. Acho que está faltando nos componentes e nos fundadores, fazê-lo juridicamente funcionar.
TORJ - Qual foi o motivo da maioria dos fundadores da FJB terem se afastado?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – Simplesmente pela falta de transparência, amizade e respeito pelos que fizeram nossa historia. Mas é foda, como vamos cobrar de pessoas que nunca tiveram amigos e nem historias?
TORJ - Qual foi a verdadeira história da última eleição? É verdade que vocês combinaram antes?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – Peço para não responder essa. Pois, posso falar merda e prejudicar quem nada tem a ver com isso. Eu acho que tramaram contra mim, e gostaria de colocar uma chapa.
TORJ - Quando vocês decidiram tirar o Roberto, é por que ele estava há 10 anos no poder. O que você acha do mesmo grupo esta no poder á sete anos na Fúria, sendo que só sairá em 2011?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – É verdade, 10 anos no poder é muito. Sempre falamos isso, mas acho que eles mudaram de idéia, pois, é o que eles acham que vão ficar. Mas no depender de mim, não ficarão. Vou mostrar quem é quem. Quem gosta realmente de torcida, e quem só está lá pelo dinheiro da torcida.
TORJ - Sabemos que você hoje se julga Oposição a atual diretoria da Fúria. O que vocês (oposição), querem da mesma, para que a FJB volte aos seus tempos de glória?
Luiz Américo (conselheiro e rundador Fúria Jovem Botafogo) - 1º: Falta de transparência; 2º: Falta de respeito; 3º: Falta de amizade.
Lembro a todos que para ter uma torcida forte, isso ai em cima tem que prevalecer, tirando o falta, é claro.
TORJ - Na sua opinião, por que a Fúria está tão dividida?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – Pela falta de comando e prepotência de uns caras que nunca lideraram nem sua turminha no primário, como querem liderar uma torcida? Que caminhada eles tem? Chega de ser escoltados, a galera está acordando.
TORJ - Na Fúria o que tem de mais bonito é o grito de guerra,"LIBERDADE DE OPINIÃO". Por que quando vocês tentaram fazer isso, a atual diretoria fez clima de guerra?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – Não sei mesmo. Até porque, nem lembro de guerras freqüentadas por eles, mas acho que eles criam esse clima porque no desenrolo, pra eles não da não. Só queremos transparência, amizade e respeito aos que fizeram nossa história. E contra isso, não há argumento.
TORJ - Você se sente injustiçado na FJB?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – Eu sinceramente não fiz parte dessa corja, e não posso almejar nada na torcida, tenho essa consciência. Vou continuar lutando para mudar isso e ver amigos sim que foram injustiçados, na liderança da torcida.
TORJ - Se não me engano, são 11 conselheiros vitalícios, e desses 11, oito são contra a atual diretoria. Porque vocês não anulam a eleição como está escrito no Estatuto?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – As vezes, me pergunto isso também. Se dependesse só de mim, já teria ido a justiça pedindo prestação de contas, pois a instituição é de todos nós, e não de dois ou três. E pediria eleições já.
TORJ - Considerações finais. Mande um recado para todos os membros da Fúria e para os botafoguenses em geral?
Luiz Américo (conselheiro e fundador Fúria Jovem Botafogo) – Somente se forma uma torcida forte com: transparência, amizade e respeito por aqueles que fizeram nossa história. Lembro a todos, principalmente aqueles que não tiveram a oportunidade de freqüentar no Rajah...Formamos uma família, onde nossa maior qualidade era amizade e respeito aos que fizeram nossa história. Foi dessa forma que fizemos nossa história. A torcida precisa de mudança, então rapaziada...É com vocês, faça sua história!
Um abraço a todos, muita fé!
Entrevista Presidente Garra Jovem
TORJ - Quando e como surgiu a Torcida Organizada Garra Jovem?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão)- A nossa torcida foi Fundada em 06/08/2006 com nome de INFERNO JOVEM.
A história eh o seguinte tava eu e uns amigos trocando 1 ideia de torcida organizada
convesa conversa vem eu cheguei e falei q sempre tive afim de criar 1 torcida pro São Cristovão ai geral gostou da ideia e resolveram fechar cmg .
Ai um dos nossos membros deu a ideia da Inferno Jovem ai geral gostou levamos a nossa ideia q pra antiga diretoria do SC na epoca eles tinha aprovado a nossa ideia e o nome ate ai td bem a nossa antiga co-irma Jovem Cadete ficou sabendo da existencia da nossa torcida e os kras não queria q a nossa torcida seguisse em frente ai eles criaram 1 certa rinxa com a nossa torcida em alguns jogos do SC rolava desavenças ambas das partes ai eles Conversaram com a Diretoria pra fofocar da gente por causa do nome da torcida falando q era igual da torcida do America
Ai a diretoria do SC me chamou e chamou o vice presidente pra 1 reunião
Fomos pra essa reunião ai eles falaram q o nome não eh legal q Inferno eh doAmerica q o São Cristovão eh 1 santo e pediu pra trocar o nome ai aceitamos o assunto em respeito ao clube tivemos 1 reunião entre noix msm q nessa reunião eu falei Garra Jovem por acasso ai geral gostou do nome levamos pra diretoria e a diretoria aprovou e ficou Garra Jovem ai nos jogos do SC ficava 1 clima ruim entra a Garra e a Cadete como a Garra colocava um bom numero nos Jogos a nossa torcida engolia a cadete ate 1 certo dia o presidente da Jovem cadete me pediu pra eu acabar com a Garra e ser dono da cadete eu não aceitei a oferta enquanto q alguns da diretoria ficou balançado pela tradição da torcida dos kras ai a diretoria da nossa torcida na epoca tentou convecer e não conseguiu pq eu queria da continuidade ao projeto q eu formei e ficou nisso.
Nossa torcida teve a sua 1º caravana q foi pra bariri contra o Olaria e pra nossa torcida. Sc Bancou onibus e ingresso e fomos na kra e na coragem
Até ai não tinhamos materiais nenhum so a bateria ai fomos com bom numero pra bariri quando rolo a confusão la
nesse jogo o SC foi eliminado se eu me recordo bem foi isso mesmo
so cumpriu tabela ai a nossa torcida fico indo aos jogos em 2007 fico ausente pq o pessoal desanimo ai eu desanimei ai no começo desse ano um membro nosso chego em mim e na diretoria pedindo pra voltar com a torcida ai ficamos assim meio q pensativo ai conversamos e tal chegamos em 1 acordo e resolvemos voltar sem depender do SC pra nada e assim q ta sendo a nossa torcida caminhando aos poucos conseguindo as coisas.
TORJ - Como é a relação da Garra com a diretoria do clube?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão) - (Kaf.pres.) - Bom Sagaz Sempre tivemos respeito com a diretoria acho q nunca teve problema entra a nossa torcida com a Diretoria não pq a Diretoria sempre gosto da nossa torcida e tal eles sempre nos informa de jogos eventos.
então a relação e boa.
TORJ - Como estão os materias da Garra(faixa,bandeira,camisa etc...)?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão) - Bom a nossa Torcida ja mandou fazer camisas mais temos bateria e a dificuldade de 1 torcida eh grande ainda mais pra time pequeno eu q sou presidente eh dificil mais nunca corri do desafio a nossa torcida eh independente bancamos a torcida do nosso bolso não tem patrocinio nem nada ja mandamos fazer a nossa camisas esta td indo nos conformes bandeiras faixas vamos fazer esse ano se deus quiser q a luta q eu e a diretoria tem eh grande e sendo forte e amando essa torcida nos estamos botando a kra pra tudo os materiais ja ta tudo planejado.
TORJ - A Garra Jovem recebeu algum apoio de outra torcida pra ser fundada?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão) - Bom não recebemos apoio de nenhuma torcida e sim de nos msm q fez a Garra Jovem em 2006 ser uma torcida unida q hj em dia ta grande e pode crescer mais e mais depende de nos msm e dos nossos membros.
Até ai não tinhamos materiais nenhum so a bateria ai fomos com bom numero pra bariri quando rolo a confusão la
nesse jogo o SC foi eliminado se eu me recordo bem foi isso mesmo
so cumpriu tabela ai a nossa torcida fico indo aos jogos em 2007 fico ausente pq o pessoal desanimo ai eu desanimei ai no começo desse ano um membro nosso chego em mim e na diretoria pedindo pra voltar com a torcida ai ficamos assim meio q pensativo ai conversamos e tal chegamos em 1 acordo e resolvemos voltar sem depender do SC pra nada e assim q ta sendo a nossa torcida caminhando aos poucos conseguindo as coisas.
TORJ - Como é a relação da Garra com a diretoria do clube?
TORJ - Quais são as Torcidas aliadas e(ou) amigas da TGJ?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão) - As Nossa Aliadas São :
Esquadrão Grena- Desportiva - ES
Força Azul - Canto do Rio
Inferno Rubro - America - RJ
Super Galo - Campo Grande
TORJ - Qual seu jogo mais importante junto a Garra Jovem?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão) - Todos são importantes não tem 1 q não eh, todos os jogos nossa torcida comparecendo em maioria e minoria foram importantes o mais importante eh a garra apoiar o glorioso São cristovão.
TORJ - Qual o maior k.o em q a Garra já se meteu?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão) - Nosso maior K.o foi contra a nossa maior rival Jovem do Olaria mais pra mim não tem maior rival todas q não são nossa aliada eh rivais.
TORJ - Em algum momento vc desacreditou da Garra , achou que ela poderia acabar?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão) - Em 2007 sim e aconteceu mais esse ano não por mais do q a rapaziada estava animada na torcida esse ano foi diferente e queimei a lingua e a torcida ta ai.
TORJ - Qual torcida pequena vc admira? PQ?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão) - Toda a torcida do America msm q o time foi rebaixado a torcida eh a maior dos times pequenos eu respeito mto pelo trabalho e tradição q a torcida tem.
TORJ - Quantos associados a TGJ tem atualmente?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão) - Pow eu nem sou mto de contar sabe koe so esse ano foi mtos associados na torcida,ate fiquei surpreso q a torcida esta se expandindo.
TORJ - Considerações finais.Você gostaria mandar um recado para os integrantes da Garra ou para os cristovenses em geral?
Kaf (Presidente Garra Jovem São Cristovão) - Para a nossa torcida em geral quero agradecer por esta sempre coma nossa torcida q hj em dia se tornamos 1 familia q cada mais q a nossa torcida cresce noix da diretoria vamos ralar mais pra melhorar cada dia mais a nossa torcida e pro pessoal são cristovenses pra nunca abandonar o São cristovão q São cristovão somos noix e o time presisa da nossa força e apoio.
Entrevista Diretor Inferno Rubro América
TORJ - Como e quando surgiu a Inferno Rubro?
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - A inferno rubro surgiu em 1971, como não sei especificamente dizer mas ela ficou um bom tempo em "stand by" e ano passado voltou com forca.
TORJ - Há quanto tempo você está na Torcida?
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - Estou ha cerca de um ano na torcida.
TORJ - E a quanto tempo você está na diretoria?
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - Desde quando voltamos com a inferno rubro, ha cerca de um ano atrás.
TORJ - Conte pra nós um pouco da dificuldade dessa volta.
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - Bom td começou quando parte da torcida do America estava insatisfeita com o fato de na sangue jovem, que eh a outra torcida organizada de grande porte do America existirem muitos torcedores do flamengo, sendo muitos deles integrantes da Raça Rubro Negra, com essa situação nos reunimos e resolvemos que iríamos tentar resgatar a inferno rubro e foi isso q fizemos. Iríamos estrear no jogo de estreia na serie c contra o Tupi de Minas Gerais, mas o carro do presidente da torcida, aonde estavam as bandeiras, a faixa e as camisas foi roubado com isso acabamos adiando a nossa reestréia q acabou sendo contra o Jaguaré e o Jorge do Batuque, presidente da torcida, acabou conseguindo recuperar o carro dele com o material da torcida lá.
TORJ - Ai no outro jogo vocês já compareceram e tão ai até hoje?
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - É, esperando ansiosamente o próximo jogo do America ano q vem (risos).
TORJ - Qual a relação da Torcida Inferno Rubro com as outras do América?
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - Uma relação boa, de muito respeito.
TORJ - A Torcida tem aliadas? Quais?
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - No momento não temos aliada.
TORJ - Qual foi a principal realização da Torcida no ano de 2008?
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - Pra mim foi nunca ter abandonado o America, mesmo na situação que ele se encontrava no carioca. Estivemos presentes em todos os jogos ate o ultimo de todos, que culminou com o nosso rebaixamento, contra o Friburguense. Temos um lema "nunca abandonar o America mesmo nas suas maiores crises" e foi isso o que fizemos.
TORJ - Qual o objetivo da Torcida para 2009?
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - Temos como objetivo apoiar o America e empurrá-lo de volta a 1 divisão do carioca, que é o seu lugar.
TORJ - Qual a posição da Torcida em relação a violência nos entadios?
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - Somos contra. Vamos aos jogos para apoiar o America nunca com a intenção de arranjar briga, confusão. Isso não ajuda em nada o clube, pelo contrario, pode ate atrapalhar.
TORJ - Para finalizar você gostaria de deixar alguma mensagem pros membros da Inferno Rubro, torcedores do América e/ou os membros da comunidade?
Rodrigo (Diretor Torcida Inferno Rubro América) - Gostaria de agradecer o espaço dado por vocês a torcida inferno rubro e dizer que ano que vem estaremos firme e fortes junto do America, a onde ele estiver, na luta pela volta a elite do Rio de Janeiro.
Entrevista Diretor de Marketing TJO
TORJ - Quanto tempo voce tem de tjo?
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - Desde 2004,4 anos atras quando comecei.
TORJ - Como começou sua historia com o olaria e com a TJO?
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - Meu irmão , é um dos fundadores da torcida , quando era garoto , ficava lá de vez em quando , morava de frente pro clube , era sócio , vivia no Olaria , aí fui crescendo , comecei a me apaixonar pelo time e pela torcida , e a cada dia que passa eu gosto cada vez mais.
TORJ - Voec tem outro time?ou outra torcida?
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - Não , hoje sou só Olaria Atlético Clube , torço p/ o futebol carioca.
TORJ - Qual o jogo mais importante q tu presenciou do Olaria?
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - Ah , é um q nunca esquecerei , era rodada dupla no Maracanã , Olaria 3 x0 Flamengo , no primeiro jogo do campeonato carioca de 2005 , o outro jogo foi Flu 3 x 1 madureira. Foi mto bom esse dia.
TORJ - Qual a relaçao entre TJO e diretoria atualmente?
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - Hoje , a relação é muito boa , entramos de graça no estádio , qndo vamos a jogos fora ela paga nosso ingresso , nos ajudaram a fazer a nossa nova bandeira. Não do q reclamar.
TORJ – A TJO recebeu ajuda de alguma outra torcida para ser fundada?
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - Não , quando a torcida foi fundada , tudo q fizemos( na época , faixas e camisas) foram tudo tirado de nosso próprio bolso.
TORJ - a TJO ve tbm a pista?Se sim...quall foi o lance mais foda q você presenciou com a TJO na pista?
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - Em 2001 , no jogo Olaria 0 x 1 Madureira , o clima durante o jogo estava tenso entre TJO e a Dragões de Madureira . No fim do jogo , a TJO partiu pra cima da Dragões q saiu correndo , eles tomaram porrada ali na arquibancada e na rua , e acabaram esquecendo a faixa amarrada na arquibancada , me lembro q ela virou farelo , todo mundo metendo a mão nela e rasgando , nesse dia eu só fiquei observando , pois era novo ainda , tava de gandula nesse dia.
Pedro (Diretor de Marketing TJO) -Pelo Brasil , acho q se tiver são muito poucos, mas pelo rio , temos muitos hein , contando com a galera da antiga , q saíram da torcida , e se espalharam pelo rio à fora e criaram familias e tal aí largaram a torcida de vez , mas estão sempre ligados pela net.
TORJ – Existe outro torcida organizada do Olaria?E se existe como é a relação entre vocês?
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - Existe sim , a Torcida Fiel do Olaria , mas está falida , hj só tem um membro nessa torcida , q é o presidente, eram 2 até poko tempo aí teve um racha na torcida e acabou ficando só o presidente. Eles faliram de vez msm em 1998 , quando surgiu a TJO , mas a relação sempre foi boa.
TORJ - Como é organizado os materias da tjo? (kombi,bandeirao,bandeira)
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - Bem hj temos 4 faixas e uma bandeira , à segunda já tá vindo por aí , temos uma bateria completa , camisas modelo 2008 estão vindo por aí tbm , kombi não temos não. O nosso material fica todo guardado na casa do Diretor de Patrimonio da torcida q é próximo ao clube.
TORJ – Quais as Torcidas aliadas ad TJO?E as rivais?
Pedro (Direto de Marketing TJO) - Aliadas: Torcida Super Bangu e Dragões de Caxias e temos amizades tbm com a Garra Azul Celeste do Ceres, Império Americano e Garra Alvinegra(ambas do Americano F.C). Rivais: A mais rival msm era a Dragões de Madureira , mas eles acabaram , as maiores rivais msm são a Garra Jovem do SC e a Fúria Verde do Boavista.
TORJ - Considerações finais...qria mandar um recado pra todos TJO e para torcedores do Olaria?
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - Quero dizer a todos os membros da Torcida Jovem do Olaria , q continuem acreditando na diretoria da torcida. Hj nós estamos dando o máximo de nós p/ fazer um jogo melhor q o outro e agradar a todos. Aos olarienses em geral , podem ter certeza q esse ano É o ano do Olaria A.C , muitos falaram q o com esse time e essa torcida não iriamos a lugar algum , mas morderam a lingua , o time praticamente classificado e torcida está fazendo a diferença em todos os jogos , tanto é q estamos invictos dentro de casa.
Um forte abraço a todos da comunidade , agradeço tbm a moderação pelo espaço q esta dando as torcidas pequenas.
TORJ - Obrigado Pedro!!!!!
Pedro (Diretor de Marketing TJO) - De nada!
Entrevista Capo TIT
TORJ – Quanto tempo de TIT voce tem?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) –1 ano e 4 meses desde a fundação.
TORJ –Como começou sua historia na TIT?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) – Ah cara minha história na torcida começa junto com a dela ,tipo depois de nos afastarmos da Dragões de Caxias , não queríamos parar de apoiar o clube,e do nada surgiu a idéia de uma nova torcida , mas com um estilo diferente , meio organizada , e meio barra brava, o nosso nome iria ser força tricolor , mas em nossas pesquisas achamos que deveríamos ter um nome diferente .Não existe nenhuma torcida com o nome de infernizada,no máximo inferno,então esse nome combinou com o que queríamos fazer , infernizar nas arquibancadas , e é isso que fazemos hoje,e minha na torcida começou nesse momento , no jogo contra o mesquisa 3VS 0 Duque de Caxias .Mas não paramos de cantar , detalhe,nosso primeiro já tínhamos camisa,barras e bandeiras e bateria também,menos a faixa que só foi feita na primeirona do carioca!
TORJ – Você tem outro time ou torcida?
Hebet (Capo Torcida Iinfernizada Tricolor) – Po cara sou flamenguista e quando vou para os jogos do Flamengo fico na Raça.
TORJ - A TIT teve ajuda de alguma torcida para ser fundada?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) – Não.
TORJ - Qual a relação da torcida com a diretoria do time atualmente?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - A melhor possível,sempre estão em contato com agente para avisar sobre ônibus e ingresso,apoiamos a diretoria do clube,que nos ajudo desde no inicio.
TORJ - Todos que são relacionados com torcidas pequenas sabem dessa “desunião” que tem a torcida infernizada e a dragões,você poderia me dizer o porque disso?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - Cara não vejo como uma desunião, eu acho que acontece que as duas não concordam em algumas coisas, mas nunca tivemos um ko com a dragoes, nunca rolou briga, sempre piada na internet causa isso, e o fato de no começo terem visto com muita negatividade a criação da infernizada, fez com que alguns guardassem magoa sabe, mas acho que não existe uma desunião porém tb não existe uma união. as duas se respeitam, mas podia ser maior esse respeito se acabassem as piadas na internet, mas hj tivemos uma espécie de conversa e parece que acabará.
TORJ - Vocês sao movimento,certo?Mas vcs tem uma musica,que vem do ritmo da jovem fla,(eo eo sou da infernizada seu terror),e algumas pessoas nao entendem o pq dessa musica ja que vocês proucuram somente a paz,e apoiar o Duque de Caxias acima de tudo ?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - Eu acho que essa música vem da época hein que não eramos movimento , na época em que pensavamos e agiamos como uma organizada, apesar de agora estarmos com esse pensamento, gostamos de deixar claro que ainda carregamos com nós traços de organizada, e essa música é uma das poucas que exalta o nome da torcida, e é uma coisa na qual devemos zelar.
TORJ - Qual torcidas que vocês tem amizades ou união?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - Mancha azul Barra mansa, Mancha amarela guanabara, TUGA e Império Americano, Torcida Jovem Caxiense,Super Galo.
TORJ - Se alguma torcida aliada de vocês precisar em alguma briga ,vocês irão ajudar,ou nao?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - Eu acho que se eles se envolverem numa briga junto com agente ajudamos, agora briga deles é briga deles, pq somos amigos, porém nao podemos ficar comprando briga com todo mundo por ai.
TORJ - Qual a maior dificuldade encontrada em ser uma Torcida Organizada de um clube pequeno?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - Na minha opnião falo por, mim é encontrar apoio, e encontrar gente que acredite no clube, e acredite que torcemos para aqueles clube, muitos acham que o que fazemos é modinha, principalmente por agirmos que nem uma barra, não é bem assim nao somos paga pau de argentino aii naoo, somos apenas admiradores do estilo deles de torcer tanto que quanto a porrada nao concordamos com eles, akee somos primeiro caxias, depois infernizada,sabe e pouca gente sabe disso
TORJ - Referente a 3ª torcida do caxias,a TJC como e a relação entre as três torcidas?E como age a TJC referente a esses PEQUENOS conflitos entre as duas principais torcidas do Duque?(Alias vocês tem união com eles)
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - A Tjc sempre está com agente, ultimamente eles andam um pouco inativos, mas sempre tem integrante deles nos jogos, então eu acho que a TJC , está de total acordo com o que a Infernizada faz e pensa, eles nos ajudam e nos ajudamos eles, com relação aos conflitos, eles não se envolvem.
TORJ - Deixando de lados os conflitos com outras torcidas e uniões,e falar da TIT,como é o patrimônio de vocês?(Faixas , bandeiras , bandeirao,sede , kombi , etc)?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - Tá hj eu acho que em termos de materiais somos bem organizados, temos umas faixa de 25 metros que é bonita pakas . estamos tentando fazer mais uma de 30 metros pra série b . nao temos bandeirao, temos cerca de 30 bandeirolas. uma bandeira grande com o nome da torcida(bandeira da epoca de organizada), tres bandeiras das cores do clube, grande tb . sede acho que num futuro proximo teremos.bateria completaassaaaa. barras verticais usadas por barra brava, e trapos maneirassos tb.
TORJ - Referente a 3ª torcida do caxias,a TJC como e a relação entre as três torcidas?E como age a TJC referente a esses PEQUENOS conflitos entre as duas principais torcidas do Duque?(Alias vocês tem união com eles)
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - A Tjc sempre está com agente, ultimamente eles andam um pouco inativos, mas sempre tem integrante deles nos jogos, então eu acho que a TJC , está de total acordo com o que a Infernizada faz e pensa, eles nos ajudam e nos ajudamos eles, com relação aos conflitos, eles não se envolvem.
TORJ - Deixando de lados os conflitos com outras torcidas e uniões,e falar da TIT,como é o patrimônio de vocês?(Faixas , bandeiras , bandeirao,sede , kombi , etc)?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - Tá hj eu acho que em termos de materiais somos bem organizados, temos umas faixa de 25 metros que é bonita pakas . estamos tentando fazer mais uma de 30 metros pra série b . nao temos bandeirao, temos cerca de 30 bandeirolas. uma bandeira grande com o nome da torcida(bandeira da epoca de organizada), tres bandeiras das cores do clube, grande tb . sede acho que num futuro proximo teremos.bateria completaassaaaa. barras verticais usadas por barra brava, e trapos maneirassos tb.
TORJ - Como o Duque de Caxias é uma equipe pequena,é normal o baixo número de torcedores.Na sua opinião o ideal não seria todas as Trocidas do Duque de Caxias se unirem,e formarem apenas uma torcida em torno de um ideal que seria o Duqeu de Caxias F.C.?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - Cara ja tentamos fazer isso e não deu certo e acho que a questaoo de serem 3 torcidas acaba fazendo com que atraia mais gente , pq no caso eu sou da infernizada quero sempre ver bastante gente na torcida, o pessoal da dragoes idem, e o da tjc Tb, e como as tres cantam juntas acaba tendo mais gente apoiando o time!
TORJ - A Infernizada era uma Torcida Organizada,depois ela virou "Barra".Por que ocorreu essa mudança?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - Foi naturalmente, se eu te falar que nao sei quando isso aconteceu tu acredita?Eu acho que por admirarmos o estilo barra, e alguns dake serem da Gda , acabou influenciando, e com o tempo fomos percebendo que nosso modo de torcer era de uma barra, não queriamos ser mais uma torcida organizada, nao queriamos ser a torcida infernizada, Queriamos ser a Torcida do Caxias.
TORJ -A TIT se preocupa em realizar ações beneficentes (doação de alimentos,agasalhos etc etc)?Quando foi a última ação realizada?
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - A nossa torcidaa doou alimentos para uma instituição de Caridade Casa da vovó, que fica no bairro da itatiaia, ake em caxias mesmo, juntamos o maximo de alimentos que conseguimos e enviamos, fizemos isso em conjunto com uma doadora que doou sozinha boa parte dos alimentos.
TORJ - Considerações finais.Você gostaria de mandar um recado para os membros da TIT e para os torcedores do Caxias em geral:
Hebert (Capo Torcida Infernizada Tricolor) - Eu queria mandar um abraço para todos que confiam na gente e acreditam que somos torcedores do duquee, um abraço pra quem está com a torcida nos jogos , um abraço pra TJC nossa aliada , e queria agradecer vcs a oportunidade deixar com que mostremos que time pequeno tb tem torcedores que amam, nem toda torcida de time pequeno é moda, somos loucos de verdade pelo Caxias,
somos a barra mais louca sabee, e queremos dizer que esse ano a torcida do Caxias será a 5º do rio quem viver verá.Abraços e muito Obrigado.
Entrevista Vice-Presidente TYF
TORJ - Há quantos anos você está na Torcida Young Flu?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Freqüentando a torcida fazem 19 anos (desde 1990), mas com carteirinha da Torcida fazem 13 anos.
TORJ - Nos conte como começa sua história dentro da TYF e quais funções você já exerceu dentro da Torcida:
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Comecei a freqüentar o Maracanã aos 13 anos (1990) indo aos jogos do Flu com meu pai, onde ele ia para as cadeiras perpétuas e eu para a arquibancada, atrás do gol junto com a TYF, em 1995 eu já me identificava muito com a TYF e já tinha amigos dentro dela, com o qual já saíamos juntos nos bondes para os jogos, então resolvi me filiar a torcida. De lá para cá já fui Monitor, responsável pelos monitores junto à diretoria, diretor de caravana, diretor de ingressos, diretor comercial, Financeiro e hoje sou Vice-Presidente e financeiro da TYF.
TORJ - Como nós sabemos você é um dos idealizadores da FTORJ.Nos conte um pouco sobre os projetos e idéias da FTORJ:
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - A FTORJ (Federação das Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro) tem como principal objetivo unir as Torcidas Organizadas para mostrar que não somos esses marginais que alguns meios de comunicação querem nos rotular, queremos mostrar que realmente somos Torcidas Organizadas, e que temos nossos direitos e as autoridades não podem nos punir pela violência generalizada da sociedade. Estamos nos unindo para não darem fim em nossas Torcidas. Todas as Torcidas Organizadas juntas politicamente são muito mais fortes que uma separada. Temos projetos de implantar um bandeira da FTORJ em cada Torcida filiada, vamos organizar e estruturar a Federação para que num futuro bem próximo consigamos realizar doações e projetos sócias e mostrar nossa força junto a sociedade. Até as Torcidas de São Paulo estão começando a se organizar depois que souberam da nossa iniciativa.
TORJ - A Torcida Young Flu diferente da maioria das torcidas do Rio de Janeiro é bastante unida,um exemplo disso são as eleições onde ocorre tranquilamente,diferente de alguma torcidas do Rio onde eleição parece mais briga de gang ou eleição em cidades do interior (porrada estancando e fraudes).Na TYF isso não ocorre,na sua opinião porque na TYF não ocoorre essas coisas?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Na grande maioria das Torcidas as confusões ocorrem pelo mesmo motivo, DINHEIRO, uns querem ganhar, outros ganham, outros acham que fulano ganha, etc... Acho que pelo fato de nossa diretoria passar o máximo de transparência possível, o componente confia e acredita na gente, realmente somos uma Torcida diferenciada, onde nossa diretoria toda tem seu emprego fora da TYF e ninguém depende da mesma para viver, se hoje nós sairmos da frente da TYF, todos nós continuaríamos nossas vidas normalmente, estamos à frente da Torcida pelo amor à mesma e ao Fluminense Football Club.
TORJ - Na sua opinião a TYF está a frente das demais torcidas do Rio de Janeiro num geral (pista,festa e organização)?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Sem sombra de duvida não vejo nenhuma outra Torcida mais organizada que a nossa, se forem dar uma nota em cada quesito considerada importante em uma Torcida Organizada, sem puxar sardinha para ninguém, estaremos no mínimo entre as 2 primeiras em todos os quesitos, tendo uma media na soma de todos, muito maior que as demais.
TORJ - Como você vê a união de torcidas do rio (FJV,IJV,FJB,TJB).Voce vê essas amizades como uma falta de ideologia e amor ao time?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Não vejo como nada, apenas não consigo entender como isso pode ocorrer em torcidas do mesmo estado, se unindo contra as outras sozinhas e mesmo assim não conseguem levar essa vantagem que acham, mas cada um sabe o que faz.
TORJ - O que você tem a falar sobre a suposta união em Niterói/São Gonçalo entre TJF e TYF?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Que eu saiba isto não existe, é uma coisa inventada. Em todos os bairros do Rio de Janeiro a união é a citada por você na pergunta anterior.
TORJ - Como você sabe no mundo das Torcidas Organizadas a muitos boatos,algum desses verdadeiros e outros falsos..E um desses boatos é que os 2 monitores do 9 Núcleo(Zona Oeste) são ex-integrantes de Torcidas Organizadas do Flamengo,um deles ex-TJF e o outro ex-RRN.Gostaria de saber se você sabe alguam coisa sobre esse caso,se é verdade ou é mentira e também gostaria de saber qual a sua opinião sobre esses casos,se algum dia acontecer isso na TYF qual será a sua atitude?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Não sei sobre isso que você está falando, pois os dois já são nossos monitores a pelo menos 2 anos e se estão nesta função é porque demonstraram na prática que realmente merecem.
TORJ - Existe algum nome na história da TYF que merece ser lembrado?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Existem 2 pessoas, Seu Armando e Campi....
TORJ - Muitas e fala hoje em dia sobre remuneração para diretores de Torcidas Oraganizadas.Você acha que isso é certo,é necessário ou não,diretores devem trabalhar por amor a Torcida?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Eu sou do pensamento que a Torcida Organizada é uma instituição sem fins lucrativos, portanto é diretor, quem quer e quem pode, sou contra deixar de lado a família e o trabalho por causa da Torcida, Faz quem ama e não quem quer ganhar salário e fazer da Torcida um cabide de emprego. Acho apenas que a Torcida tem que pagar os custos por ela exigida.
TORJ - Qual o jogo que mais te marcou com a TYF e o jogo mais triste?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Sem sombra de dúvida o mais marcante foi Boca x Fluminense na Argentina, e o mais triste Fluminense x LDU no Maracanã onde eu já estava dentro do gramado para comemorar o título que não veio.
TORJ - Qual a sua opinião sobre o uso de armas de fogo em Torcida Organizada?Já soube de algum caso desse tipo na Young Flu?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Acho que deveriam ser abolidas, dentro da TYF não existe isto.
TORJ - Quais os projeto da Torcida Young Flu para 2009?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Reestruturação do bar e da sede administrativa, TV á cabo para jogos fora do Rio, inaugurarão do Centro de Artes Marciais da TYF, com aulas de lutas Olímpicas para a comunidade e treinamento dos atletas da Equipe Young Flu e sócios da Torcida, nos organizar melhor para caravanas.
TORJ - Como é formado o patrimônio (Sede,baneiras,bandeirão,kombi,faixa etc) da TYF?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - 1 sede própria com quase 1000 metros quadrados;
- 4 subsedes
- 86 bandeiras oficiais
- 16 Standarts
- 12 Faixas Maracanã (5 ainda são usadas e 7 antigas que não se usa mais)
- 34 Bandeiras de Ncl
- 38 peças de bateria
- 2 maquinas de papel picado
- 250 bandeirinhas de mão (1m/1,5m)
TORJ - A Torcida Young Flu se preocupa em realizar ações beneficentes (doação de agasalhos,brinquedos,comida etc).Quando foi a última ação realizada?
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Com certeza nos preocupamos com isso, já entramos em projetos como: natal sem fome, faça uma criança feliz, torcedor sangue bom(para doações de sangue, etc... Somos doadores oficiais do INCA, e temos uma parceria com a ONG internacional Action Aid na luta contra a fome mundial. Nossa ultima campanha foi no dia 06/12/2008 no jogo Flu x Ipatinga, conseguimos encher uma Kombi de alimentos e roupas para os desabrigados de SC e de Campos. Em conjunto com a Fiel Tricolor.
TORJ - Considerações finais.Mande um recado para os integrantes da TYF e para os tricolores em geral:
Fabiano (Vice-Presidente Torcida Young-Flu) - Vamos continuar nossa festa tanto dentro como fora dos estádios.
Estamos trabalhando há 3 anos para fazer a mudança e ela já se concretizou, agora é só consolidar o ritmo.
YOUNG FLU ATÉ MORRER !!!!!!!!!!!!!!